6 minutos

Com agências fechadas, INSS cria drive-thru em SP para receber documentos de segurados

Com as agências fechadas por conta da pandemia de coronavírus, o INSS de São Paulo criou um serviço inspirado no drive-thru para receber documentos das pessoas.


03/07/2020 11h23

Com as agências fechadas por conta da pandemia de coronavírus, o INSS de São Paulo criou um serviço inspirado no drive-thru para receber documentos das pessoas. É o Exigência Expressa, que poderá ser utilizado por segurados que tiverem com dificuldade para anexar documentos pelo site ou aplicativo Meu INSS (gov.br/meuinss).

Que documentos exigidos são esses? Essas exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo.

Como saber o que levar nesse drive-thru? Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o site ou app Meu INSS ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de e-mails constam nas portas das agências.

Onde deixar os documentos? A cópia da documentação exigida deve ser deixada nas urnas que estão disponíveis nas unidades do INSS no Estado de São Paulo. O INSS diz que as cópias devem estar legíveis e sem rasuras.

Dentro do envelope, além da cópia da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado.

Também deverá estar uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabilizando pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

O serviço já funciona em todo o país? Não. Por enquanto, funciona em forma de projeto-piloto em São Paulo. Se tudo der certo, será expandido depois para o restante do país.

Como funciona? O envelope poderá ser entregue em qualquer uma das agências do INSS em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Não há necessidade de agendamento.

O envelope deve ser colocado em uma urna disponibilizada nas unidades do INSS. Os segurados não receberão nenhum protocolo/recibo de entrega das cópias dos documentos. As cópias não serão devolvidas.

Nas cidades em que não houver agência, a entrega das cópias poderá ser feita por meio do envio do envelope pelos correios para a Superintendência do INSS em São Paulo (Viaduto Santa Efigênia, 266, 2º andar, Centro, São Paulo, CEP 01033-050).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina