Notícias

Filosofia na quebrada: estudante usa gírias para democratizar ideias de grandes pensadores

Marcelo Marques mora no interior de São Paulo e tem como sonho ser professor para democratizar o conhecimento


03/07/2020 14h23

Marcelo Marques mora em Paulínia, interior de São Paulo. Estudante de História e YouTuber, faz sucesso na internet traduzindo conceitos de filosofia para a linguagem da periferia.

Entender as ideias e os pensamentos de Nietsche é o trabalho de vida de muitos estudiosos. Mas poucos vão definir o filósofo como "roba brisa" (sic), termo usado por Marcelo em um vídeo com quase 90 mil visualizações na internet.

Chamado de Audino, o rapaz usa as redes sociais para explicar conceitos filosóficos usando gírias e almeja quebrar a barreira da linguagem para permitir que a filosofia chegue a lugares onde não tinha espaço. O pensador da periferia estuda para ser professor de história.

“O meu sonho é a democratização do conhecimento pra que, tipo assim, você chegar a uma barbearia, numa quebrada os cara tá cortando o cabelo e trocando ideia falando de Aristóteles, citando as ideias dele no cotidiano dele. Falando de Kant, de Descartes. Falando de como as ideias desses cara podem mudar a vida deles, passando uma visão de progresso. Meu sonho é a democratização para entender de uma forma simples o que aqueles cara queria dizer”, diz o youtuber.

O interesse pela filosofia surgiu quando ele estava no ensino médio. Marcelo percebeu na escola que a linguagem usada pra explicar o conteúdo era difícil de entender e acabava afastando os jovens. Então resolveu traduzir os livros para uma linguagem mais simples e acessível, de fácil entendimento para todos, inclusive para quem é da quebrada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina