Notícias

Pesquisa sobre a relação entre pais e filhos na adolescência é feita pela UFSCar

Período conflituoso e de descobertas deixam pais muitas vezes sem saber como lidar com os filhos


07/07/2020 14h04

A adolescência é um período complicado para a maioria das famílias. Crianças deixam a infância e os pais lutam para dar autonomia sem perder o controle.

Esses conflitos são alvo de muitas pesquisas na área da educação e psicologia. Uma delas vai ser feita online e pretende ouvir dos pais suas experiências, frustrações e êxitos durante esse período da vida dos filhos.

A pré-adolescência traz mudanças hormonais, desenvolvimento do corpo, alterações de humor e o aflorar da sexualidade. Pode ser um período solitário e de incertezas para os filhos e para os pais.

O psicólogo Danilo Ciconi é responsável por uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos que busca 100 mães e pais de crianças de 10 a 14 anos para falarem da relação com seus filhos. A entrevista terá duas fases: questionário online e, depois, chamada de vídeo.

“Adolescentes criando própria identidade e autonomia, pais estão conhecendo e descobrindo quem são seus filhos enquanto os filhos estão descobrindo a si mesmo. Como incentivar orientar sem cobrança críticas?” diz Danilo, em um dos questionamentos que levantou para começar a orientar a pesquisa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina