Coluna Adriana de Barros

Mariana Aydar, Elba Ramalho e Nizan Guanaes se unem em forró para proteger Trancoso

“Quadrado Vivo” é um canto pela preservação da cultura e natureza nos paraísos naturais


03/01/2023 09h28

A forte ligação de Mariana Aydar, Elba Ramalho e Nizan Guanaes com Trancoso, município de Porto Seguro no litoral da Bahia, é a responsável pelo lançamento de "Quadrado Vivo". A música, composta pelo publicitário, cantada por Mariana e Elba chega às plataformas de música nesta terça-feira (3).

Produzido por Duani, com sanfona de Cosme Viera e flauta de Fábio Luna, o forró protesta contra a exploração das belezas naturais da região e a extinção do ritmo que representa a cidade mas que é ouvido cada vez menos na região.

“Uma música que carrega uma bandeira importante de se levantar, a preservação da natureza e da cultura local de Trancoso, terra que sou profundamente apaixonada e tenho acompanhado toda a transformação. Uma região que frequento desde 1995, onde me renovo, me reconecto, tenho amigos pra vida toda, coloco meu pé no chão”, explica Mariana Aydar.

A soma de Elba Ramalho foi inerente na canção, importante nome da música brasileira, nordestina e do forró, é também madrinha de Mariana e possui profunda conexão com a região.

"Eu amo Trancoso e me sinto acolhida por Trancoso. São mais de 35 anos de integração com a comunidade, sou madrinha de muitas crianças, batizei muita gente lá na Igrejinha, me sinto parte da comunidade. Vi toda uma geração crescer, acompanhei as felicidades e tristezas de muitos nativos que são amigos queridos. Definitivamente, um caso de amor. Precisamos preservar e eternizar as coisas boas de Trancoso. Uma alegria participar do projeto”, celebra Elba.

“No último ano eu fiquei 60 dias trabalhando de Trancoso. Eu andava na praia e pensava da importância de cuidar de tudo aquilo, sabe? Como é preciso ter um coração de nativo. Então, essa música foi tomando conta de mim. A beleza do mar, a beleza do rio e ao mesmo tempo o rio verde já ficando poluído", explica Nizan.

O clipe, que contou com o diretor de Fotografia Azul Serra e com o produtor Raphael Bottino, reveza cenas de Mariana e Elba interpretando a canção, com os nativos. No vídeo pedem a São João, padroeiro de Trancoso, a devida proteção que a cidade precisa; e quem vêm representando São João é Sr. Bernardo, benzedeiro de Trancoso, que morreu de Covid durante a pandemia.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família