Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @festadopeaodebarretos_oficial
Reprodução/ Instagram @festadopeaodebarretos_oficial

Chitãozinho e Xororó abriram o palco do Barretão na noite de sábado (26) e emocionaram o público com sucessos como “Rancho Fundo”, “Galopeira“, “Evidências” e outros sucessos da carreira. Em um show impecável, a dupla fez o público soltar a voz e, levou alguns dos presentes, às lágrimas.

Completando 50 anos de carreira em plena forma, os irmãos comemoraram com os fãs e mostraram que têm fôlego e voz para muito mais. Os cantores subiram ao palco às 23h com a introdução, em metais, de "Saudade da Minha Terra", um grande clássico sertanejo. Na sequência, cantaram “60 Dias Apaixonado", gravada em 1979.

Chitãozinho provou que a dupla não parou no tempo e que acompanha a tendência das redes sociais. Antes de começar a música "Galopeira", o cantor sugeriu um tempo para o público preparar o celular para fazer um vídeo selfie mostrando o fôlego para embalar a canção famosa pelo agudo de Xororó.

Os artistas pediram que fossem marcados na publicação dos vídeos e desafiaram o público a soltar o gogó. Em outro momento do show, eles pediram para os fãs acenderem as luzes dos celulares para incrementar o show que estava sendo transmitido pelas redes sociais da dupla. Simultaneamente interagiam com o público da arena e com quem estava acompanhando virtualmente.

Ao cantar “Fio de Cabelo”, Xororó exaltou a importância na vida da dupla e creditou a música como a grande responsável pela projeção nacional. “Uma grande certeza que temos é que amamos a música e, quando essa [música] nos foi dada, nossa vida mudou”, disse Xororó.

“Evidências”, canção símbolo da cultura nacional e onipresente em karaokês de todo país, ganhou um toque especial com a pulseirinha "a la Coldplay" usada pelo público da festa. Sem dúvida foi o momento de maior catarse da apresentação coroada pelos cantores, que no final, ajoelharam e deixaram a plateia cantar, sozinha, o hino que virou um dos grandes ícones da música brasileira, transformando o Parque do Peão, em Barretos, em um grande karaokê.

Ao longo da apresentação, os fãs foram ainda surpreendidos com as participações. Em "Alô", com as luzes dos celulares da plateia acesas, Edson, da dupla com Hudson, subiu ao palco do Barretão. Em seguida, no momento “bailão” do show, Maurício e Mauri, irmãos de Chitãozinho & Xororó, cantaram com eles "O Sistema é Bruto", "Nascemos para cantar" e "Bailão de Peão”.

Em apresentação histórica, a dupla deixou o palco por volta das 0h30, anunciando Jorge e Mateus como a próxima atração.

A jornalista viajou para Barretos à convite de Circuito Sertanejo

Adriana de Barros é apresentadora do programa Mistura Cultural nas mídias digitais da TV Cultura e da Rádio Cultura Brasil, editora do portal da TV Cultura, jurada de música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo), jurada de música do Prêmio Arcanjo de Cultura.