Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Esta semana estreia uma animação e tanto para os fãs de super-heróis (como eu): "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso", continuação do ótimo "Homem-Aranha no Aranhaverso", lançado em 2018 e laureado com um Oscar no ano seguinte.

A mitologia do Homem-Aranha é simplesmente gigantesca nos quadrinhos Marvel. Entre dimensões paralelas (representadas inicialmente nas histórias de "What If...?", ou “O que Aconteceria Se?”), futuros possíveis etc, tem homem-aranha para tudo que é lado. Justin Thompson, um dos diretores da nova animação ao lado de Joaquim dos Santos e Kemp Powers, já mencionou que vão aparecer por volta de... 280 "pessoas-aranhas" no novo filme.

Duzentos e oitenta!

Vai ter gente contando e listando em sites todas essas aparições... Não serei um deles, mas serei um dos que checará para ver quais eu deixei passar.

Dito isso... Selecionei algumas “pessoas-aranha” (adorei a expressão) que gostaria que estivessem entre esses 280 - e sei que os dois últimos são beeeem difíceis.

Madame-Aranha (Spider-Ma'am, no original)

Em uma história do selo “What If...?” de 1980, a tal aranha radioativa fica outra pessoa da família Parker: a tia May! Surge então a espetacular (?!?!) Madame-Aranha! Tia May com poderes. Maluco, eu sei. Mas bem dentro do espírito anárquico do primeiro filme (e provavelmente deste segundo).

Bebê-Aranha (Spidey-Baby)

Outro filhote das histórias de "What If...?" - no caso, quase literalmente "filhote". O que aconteceria se o filho de Peter Parker e Mary Jane Watson-Parker fosse mais aranha do que humano? O fofo Spidey-Baby surgiu em 1991 e, assim como a Madame-Aranha, é inédito por aqui, segundo o site Guia dos Quadrinhos.

Aranha-Rex (Spider-Rex)

Eu apostaria que esse personagem entra na animação - é divertido demais para ficar de fora! Pter Ptarker, a versão dinossauro do Homem-Aranha, estreou em agosto do ano passado - quando a produção da animação já estava bem adiantada, eu sei, então talvez fique para um eventual terceiro filme (já estou na torcida).

Garoto-Aranha (Spider-Boy)

Há alguns anos, as editoras rivais Marvel e DC se juntaram para criarem histórias do universo Amálgama, em que seus personagens seriam fundidos (amalgamados, portanto) em novos heróis. Embora algumas histórias ficassem devendo em qualidade, os conceitos apresentados foram bem divertidos. Nosso Aranha favorito foi amalgamado a outro adolescente poderoso e popular, o Superboy, surgindo assim Peter Ross, o Spider-Boy!

Como os direitos deste personagem ficam em um limbo entre Marvel e DC, não sei se rola de ele aparecer no cinema.

Um Homem-Aranha brasileiro

Até onde eu saiba, nunca apareceu nas HQs, em nenhuma dimensão paralela ou futuro alternativo que seja, um Homem-Aranha brasileirão. Cedo ou tarde, há de acontecer, e torço para que algum nerd da Marvel lá nos EUA o batize de Pedro Prado, nome como Peter Parker foi traduzido por algum tempo aqui no Brasil. Como tal Homem-Aranha brasileiro ainda não existe, é difícil (mas não impossível) que seja criado para o filme.