Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram Moon Knight
Reprodução/Instagram Moon Knight

A primeira vez em que li uma história do Cavaleiro da Lua, notei algo curioso: o roteirista se chamava Steven Grant, e a identidade secreta do herói era... Steven Grant. Achei que Steven Grant fosse meio egocêntrico... Mas errei. Não foi Steven Grant quem criou o Cavaleiro da Lua, foi uma coincidência. Peço desculpas a você, Steven Grant. Aos dois, aliás.

Tudo isso para dizer que o Cavaleiro da Lua (Steven Grant, mas não só – ele tem mais de uma identidade secreta) chega nesta semana ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, para os íntimos), estrelado pelo carismático Oscar Isaac. Mas, aqui entre nós, até os trailers começarem, você já havia ouvido falar no Cavaleiro da Lua? Até pouco tempo atrás, o herói todo de branco era um personagem da terceira ou quarta divisão do Universo Marvel. Mas não por falta de originalidade: é um tanto quanto único. Separamos aqui dez curiosidades sobre ele.


- Surgiu como vilão

Reprodução/Marvel Comics

Hoje protagonista de série de TV, o Cavaleiro da Lua surgiu como vilão no título de um personagem bem desconhecido da Marvel: o lobisomem Jack Russell. Doug Moench (roteiro) e Don Perlin (desenhos) foram os responsáveis por sua estreia, no número 32 de "Werewolf by Night" (a revista de Jack Russell), no distante ano de 1975. O personagem fez outras aparições depois dessa até, em 1980, estrear seu próprio título mensal, roteirizado por seu criador.


- Meu nome é... Aliás, meus nomes são...

Reprodução/Marvel Comics

Quando o número de estreia de sua primeira revista mensal foi lançado, descobrimos que o Cavaleiro da Lua não tinha uma identidade secreta, mas três: Marc Spector (mercenário), Steven Grant (filantropo milionário) e Jake Lockley (taxista). É neste momento que ele começa a se distanciar da maioria dos super-heróis de sua época.


- Steven Grant escreve sobre Steven Grant

A revista mensal do Cavaleiro da Lua foi lançada em 1980, e foi o roteirista Doug Moench quem apresentou ao leitor as múltiplas personalidades do personagem. Alguns anos depois, em 1983, outro escritor redigiu histórias: Steven Grant, xará da personalidade milionária do Cavaleiro da Lua. (Deve ter sido divertido para ele se colocar no lugar do personagem ao escrever... “Hummm, o que será que o Steven Grant faria nesta situação?”.)


- Marc Spector, o herói chamado Cavaleiro de Prata

A tradução brasileira teve, ao longo da história, alguns momentos de criatividade. Em suas primeiras aparições por aqui, Moon Knight foi traduzido como o Cavaleiro de Prata. Só depois passou a ser conhecido como Cavaleiro da Lua, codinome bem mais próximo do original.


- O velho chavão do irmão malvado

Reprodução/Marvel Comics

Uma coisa meio batida do gênero dos super-heróis é o lance do irmão malvado. O Flash tem um gêmeo que é supervilão (o Azul Cobalto); o irmão do Luke Cage é o bandidão Coldfire; e o Batman tem um irmão mais velho que é um grande inimigo, o Coruja (ou não, a DC deixou essa em aberto). Enfim. Randall Spector, o irmão de Marc Spector, é o supervilão Shadowknight.

Leia Também: Cinco histórias inesquecíveis de George Pérez

- Uma novidade: pai e herói

Se ter um irmão malvadão não é lá muito original, Marc Spector inova em um ponto: tem uma filha humana e normal - dentro da Marvel ou da DC, isso é bem difícil. Diatrice Alraune é filha do Cavaleiro da Lua com Marlene Alraune, seu par romântico de longa data.


- Personagem da DC (mais ou menos)

Reprodução/Marvel Comics

Nos anos 90, a Marvel e a DC fizeram uma brincadeira divertida e "juntaram" seus universos, criando as histórias do selo Amálgama. Cada herói ou vilão de uma editora era ligado a um personagem similar de outra. Assim, o Cavaleiro da Lua foi "amalgamado" ao Asa Noturna, parceiro do Batman, surgindo assim o Asa da Lua (Moonwing, no original).


- Trabalha sozinho, mas quem diria não aos Vingadores?

Reprodução/Marvel Comics

O Cavaleiro da Lua é um dos típicos heróis solitários da Marvel, assim como Demolidor, Homem-Aranha e Shang Chi. E, exatamente como os três anteriores, também teve sua passagem pelos Vingadores. O herói vestido de branco fez parte de dois braços do grupo: os Vingadores da Costa Oeste e os Vingadores Secretos. Spector ainda integrou outro grupo menos famoso, os Defensores.


- Uma ligação divina

Reprodução/Marvel Comics


Marc Spector não viraria um super-herói sem a participação do deus egípcio Khonshu - sua origem como Cavaleiro da Lua está intimamente ligada a ele (não vou entrar em detalhes porque acredito que a série televisiva vai abordar essa parte da história e não quero estragar nada). A princípio, achei que Khonshu fosse uma invenção do pessoal da Marvel, mas depois descobri que não: ḫnsw; existe - e pode ser chamado em português de várias maneiras, como Consu ou Quespisiquis. Ele é o deus da Lua e também é conhecido como o Viajante.


- Já morreu mais de uma vez

Um aviso: a frase seguinte não pega bem se for pronunciada em voz alta. O Cavaleiro da Lua já morreu algumas vezes, mas passa bem. Ser um personagem ligado a um deus egípcios (Khonshu) tem alguns lados bons, como poder voltar à vida após "dar uma morrida".

Leia Também: A importância de George Pérez para o gênero dos super-heróis