João Ramirez

O show do milhão: Agricultores asiáticos lucram com livecommerce

Os agricultores asiáticos estão ganhando milhões vendendo frutas, legumes e vegetais nas plataformas de livecommerce


15/07/2021 19h22

Jin Guowei é um agricultor nascido em Lijiang, Yunnan.

Pobre e falido, vendia frutas aos turistas na rua até descobrir o livecommerce.

Jin é Pomegranate nas plataformas de livecommerce, um fenômeno com mais de 7,3 milhões de seguidores e 300 milhões de yuans (US$ 46 milhões) em vendas em 2020.

O livecommerce é a principal tendência do empreendedorismo rural na China.

Os produtos são vendidos ao vivo, de lugares remotos, diretamente para os consumidores nas cidades urbanas, por meio das transmissões ao vivo.

Somente no Douyn, uma das principais plataformas de livecommerce da China, o conteúdo produzido por agricultores está se multiplicando rapidamente e se multiplica por 15 vezes a cada ano.

Outros agricultores com milhares de fãs vendem mais de 50.000 pedidos por live. São toneladas de frutas, legumes e vegetais, que não precisam mais de um intermediário para chegar até o consumidor final.

O fenômeno aumentou ainda mais na pandemia, com milhares de pessoas isoladas em suas casas necessitando de alimentos frescos e agricultores rurais com estoques disponíveis para suprir essa demanda.

Outra explicação para o crescimento do segmento é a necessidade de humanos das cidades terem contato com o campo. A experiência de assistir ao vivo um agricultor colhendo uma fruta do pé para mandar para sua casa é muito diferente de comprar uma laranja em um comércio eletrônico estático de um supermercado.

O número de agricultores ao vivo na China não pára de crescer e estimativas falam em 100.000 streamers com mais de 2 milhões de transmissões ao vivo por ano.

Assim como no Brasil, a agricultura é um dos setores mais importantes da China, com boa parte de sua população vivendo em áreas rurais.

A venda direta dos produtos por livecommerce é também uma fonte de margens maiores para os produtores, que não precisam pagar altas taxas para intermediários como os supermercados, democratizando o acesso direto dos consumidores aos produtos.

Se o Chico Bento existisse na vida real, tenho certeza que nós estaríamos assistindo ele vender as goiabas do Nhô Lau através de uma livecommerce neste exato momento, sô!

João Ramirez
é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. Participou de projetos ativistas e de engajamento de pessoas pelas redes sociais. Tem uma pomar com limão, acerola e jabuticaba e tá pensando em vender tudo por livecommerce direto para os leitores da TV Cultura.

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