Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Aprender a ser carismático e se envolver com seus espectadores é uma obrigação absoluta para streamers ao vivo, mas nem todos têm o talento natural para a coisa.

Para aqueles que querem aprimorar suas habilidades de transmissão ao vivo, existem agora escolas especializadas em desenvolver as técnicas necessárias para se tornar um novo livestar.

O movimento ganha força na China, onde preparar talentos para o livestreaming é essencial, à medida que a indústria em expansão enfrenta uma grave escassez de profissionais.

A demanda do mercado por talentos de streaming ao vivo de e-commerce aumentou rapidamente. Em apenas um mês após o Ano Novo Lunar chinês, o recrutamento para cargos de transmissão ao vivo aumentou mais de 132% ano a ano, de acordo com uma pesquisa recente da empresa líder de recrutamento da China, Zhilian Zhaopin.

Para atender a essa necessidade crescente, as próprias prefeituras têm adotado medidas para capacitar os profissionais do setor.

Ji'nan, na província de Shandong, leste da China, divulgou recentemente um plano para impulsionar o desenvolvimento do comércio eletrônico e da economia de transmissão ao vivo. Segundo o plano, a cidade vai construir mais de 5 mil estúdios de transmissão ao vivo, treinar mais de 10 mil talentos e transformar a cidade em uma base para a economia da transmissão ao vivo.

Uma espécie de Hollywood do livestreaming!


Yiwu, na província de Zhejiang, leste da China, tem 10 grandes agências de transmissão ao vivo e mais de 2 mil transmissões ao vivo de alto desempenho, com mais de 500 mil pessoas engajadas no comércio eletrônico.

Em março, Guangzhou, na província de Guangdong, sul da China, implementou 16 medidas com o objetivo de transformar a cidade em um centro de e-commerce ao vivo. Enquanto isso, a cidade estabeleceu o primeiro instituto de pesquisa de streaming ao vivo de e-commerce doméstico da China para formar um sistema de treinamento de talentos para o setor e fornecer treinamento e planejamento de carreira aos talentos.

Membros da indústria apontam que profissionais são necessários para toda a cadeia do setor de streaming ao vivo. A orientação profissional e sistemática para transmissões ao vivo também promoverá o desenvolvimento saudável e ordenado da indústria em expansão. Para cultivar profissionais no setor, algumas universidades e faculdades chinesas começaram a estabelecer escolas de e-commerce ao vivo ou oferecer cursos nessa área.

O Instituto Politécnico de Yangzhou em Yangzhou, província de Jiangsu, leste da China, estabeleceu uma escola de e-commerce ao vivo em dezembro de 2019, a primeira desse tipo na China. Trabalhando com mais de 10 marcas, o instituto construiu 47 estúdios de transmissão para que os alunos possam aprimorar e aprimorar suas habilidades.

O Yiwu Industrial and Commercial College começou a oferecer cursos de transmissão ao vivo no início de 2017. A faculdade também estabeleceu três estúdios com empresas que ensinam aos alunos habilidades específicas de comércio eletrônico, incluindo como fazer vídeos curtos e escrever scripts, bem como habilidades de transmissão ao vivo .

Especialistas do Ministério da Educação afirmam que os cursos de e-commerce ao vivo devem ser projetados para todos os alunos que se formem em comércio eletrônico no futuro.

Ser livestreamer é uma das principais apostas entre as profissões do futuro.

Lembre-se disso quando for dar bronca na sua filha ou filho que passa o dia transmitindo suas partidas na Twitch ou fazendo lives no Instagram! :)

João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos e acredita que o novo tempo é ao vivo e o futuro é híbrido.