João Ramirez

A plateia no esporte ao vivo em tempos de Covid-19

Transmissões por streaming, plateias virtuais em telões e efeitos sonoros: como os esportes se adaptaram para jogos sem torcida durante a pandemia


25/02/2021 11h30

Com os protocolos contra a Covid-19 permitindo pouca ou nenhuma torcida em partidas dos mais diferentes esportes, as ligas, federações, confederações e clubes esportivos estão inovando para oferecer novos formatos de interação entre fãs e seus ídolos em todo o mundo

Na WWE, a luta livre americana, nasceu o ThunderDome no Amway Center, um cenário convencional no centro, com o ringue das lutas e uma plateia gratuita para fãs virtuais ao redor através de imensos telões. Para ter a chance de aparecer no WWE ThunderDome e assistir aos shows ao vivo, é só fazer um cadastro no site oficial e ter uma das melhores experiências que um fã de luta livre pode ter.

A visão do participante que assiste ao show no ThunderDome virtual é a mesma que qualquer um que assiste em casa, mas a parte especial é ter a imagem de sua câmera sendo transmitida em um dos telões que estão na área da plateia virtual.

O mais legal de tudo isso é que o ringue está nos Estados Unidos e a plateia pode estar em qualquer lugar do mundo!

Outra experiência de plateia virtual similar acontece na NBA, onde uma parceria com a Microsoft permitiu que a organização do torneio de basquete insira mais de 300 fãs ao vivo em telões com mais de cinco metros em toda arquibancada do ginásio.

Todos os torcedores aparecem lado a lado, como em uma arquibancada, e os jogadores podem ver suas reações como se eles estivessem no ginásio.

O áudio dos fãs virtuais também é reproduzido na arena, dando incentivo para os jogadores que estão na quadra. Com os potentes alto-falantes dos ginásios, é como se a torcida realmente estivesse lá!

No esporte amador, é o livestreaming que está mantendo viva sua torcida.

Times amadores de diferentes escolas, faculdades e ligas de acesso estão usando a experiência da transmissão ao vivo para manter seus fãs e familiares interessados nas partidas e acompanhando os resultados ao vivo, sem sair de casa.

Na NFH, uma liga escolar, é possível acompanhar todas as partidas em um site disponibilizado pela liga. Cada escola tem um par de câmeras automatizadas montadas no meio-campo.

São câmeras sensíveis ao movimento e com algoritmos de inteligência artificial para reconhecer os movimentos e seguir a bola.

Não é cheia de recursos gráficos como em uma transmissão televisiva, mas é totalmente aceitável para acompanhar o jogo e acompanhar o desempenho dos times.

Uma opção segura e sem riscos para o vovô ou a vovó acompanhar seus netinhos em quadra em tempos de isolamento social.

João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. É um estudioso da automação do audiovisual para os esportes.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Senado, Michelle Bolsonaro afirma que não é o marido que tem de ter medo de ser preso

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Federal

Covid-19: Pela primeira vez em 2023, média móvel de casos fica abaixo de 10 mil

Arthur Lira diz que, se eleito, não terá relação de subordinação com Executivo

“Vamos legislar para se colocar limite aos Poderes”, diz Pacheco