Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Eu fui uma adolescente que sofria horrores durante a menstruação. E não era frescura. Volta e meia ia parar em ambulatório médico e muitas vezes precisava tomar injeção para acabar com a dor insuportável. Na época falavam que cólica, forte ou não, era normal. Só muito tempo depois, já casada, fui descobrir que tinha endometriose. Quando recebi o diagnóstico, nunca tinha ouvido falar no assunto. Que doença era essa?

Hoje, pelo contrário, parece que todas as mulheres do mundo têm endometriose. Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Maurício Abrão, Chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo, seis milhões de brasileiras sofrem com a doença. Das adolescentes com cólica severa, quase a metade tem endometriose. E o pior, as jovens levam em média 12 anos para fechar o diagnóstico. Por isso, o alerta para as garotas sobre os sintomas. Colíca intensa, com outros fatores associados como alteração no hábito intestinal, precisa ser investigada.

O diagnóstico tardio compromete a qualidade de vida da mulher e a endometriose pode ser uma das principais causas de infertilidade. Sofrimentos que podem ser evitados. Então, mais uma vez, aquela cólica incapacitante, que você não consegue fazer nada, não é normal, merece atenção e precisa ser tratada.

Assista aos episódios do Papo de Mãe sobre os sintomas da endometriose, a endometriose na adolescência e a menarca: a primeira menstruação.

Siga o Papo de Mãe no Instagram!