Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Sabe aquela sensação de não conseguir respirar, que falta ar? Já se vão três meses de isolamento social da pandemia de Covid-19 no Brasil. E para muitas famílias, me incluo nesta, o oxigênio para seguir em frente vem, entre outras coisas, da diversão dentro de casa com os animais de estimação. Muitas brincadeiras, abraços e lambidas tornam a minha rotina bem mais leve.

No início da quarentena, a minha filha Juliana, de 17 anos, resolveu que queria um cachorro para chamar de seu. Conversamos sobre as responsabilidades com um filhote. Expliquei que ela assumiria todos os cuidados com o cão e que, principalmente, aquilo seria para a vida toda dele, não só para este período. Acertos feitos, o Nino já está conosco há dois meses e não poderíamos ter feito escolha melhor. Que gostoso ter um pet para alegrar essa fase de tantas oscilações de humor. Ele é um ótimo parceiro para tudo.

Solidão com o Nino não existe. Ele quer estar grudado na gente o tempo todo! Durante o ensino remoto da minha filha, lá está o Nino no colo dela. Ele participa de todas as aulas do colégio. Um maravilhoso companheiro de estudo. E quando a Juliana não pode ficar com ele, e eu estou trabalhando em home office, fica para mim essa deliciosa tarefa. Meu desafio é aconchegá-lo nos meus braços e tentar, ao mesmo tempo, teclar no computador.

Durante a pandemia do novo coronavírus, ONGs e protetores dos animais contam que a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50%. Eles são importantes aliados para aliviar o estresse e a ansiedade neste momento, mas as pessoas precisam ter consciência e analisar se terão condições de cuidar do bichinho, mesmo depois que tudo isso acabar. Os pets não são amuleto para uma urgência temporária, apenas para suprir essa situação. A quarentena uma hora vai acabar e os pets são para sempre.

O tempo está passando e o Nino crescendo. Para ele, o grande desafio será o pós-pandemia, quando não estaremos mais 24 horas juntinhos. Será uma nova adaptação, inclusive para os nossos pets. Mas uma amizade como essa, com laços estreitados em tempos de tantas incertezas e medos, com tanto afeto, no meu caso, posso garantir que não haverá abandono. Quando o isolamento acabar, como ficarão os pets? O meu desejo é que eles continuem a desfrutar dessa relação de amor, carinho e bem-estar.

No Papo de Mãe, já gravamos alguns programas sobre os benefícios de ter um bicho de estimação em casa. Um animal é importante para o desenvolvimento das crianças e pode até ajudar em tratamentos médicos em hospitais.

Qual a idade ideal para ter um animal de estimação?

Como deve ser a relação entre crianças e animais?

Quais os benefícios de animais solidários?