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Bruno Terena
Bruno Terena

Ganhar em dois templos do automobilismo mundial em um espaço de oito dias não é, definitivamente, para qualquer um. António Félix da Costa, português bom de bota, atual campeão da Fórmula E e que venceu o e-Prix de Mônaco no último dia 8 com aquela linda ultrapassagem por fora na saída do túnel, na última volta, sobre Mitch Evans, viajou da Europa ao Brasil a toque de caixa para correr na Stock Car em Interlagos. E venceu.

Da Costa foi chamado no início da semana em que foi disputada a segunda etapa da temporada 2021 para substituir o atual campeão Ricardo Maurício. Tri da Stock Car, Ricardinho, como é popularmente conhecido, foi testou positivo para a covid-19.

Assim, Rosinei Campos, chefe da equipe Eurofarma-RC, não hesitou em chamar o bom português, que já correu na Stock Car em outras oportunidades e foi muito bem, diga-se de passagem. Entretanto, esta etapa traria duas novas experiências: a primeira, correr em Interlagos, coisa que ele nunca havia feito; a segunda, correr com o carro novo da Stock Car, introduzido em 2020, com mais peso e menos pressão aerodinâmica. Um desafio interessante.

O piloto se classificou em 17º depois de cometer um erro em sua segunda volta rápida. Mas no domingo quando as luzes se apagaram... Da Costa terminou em nono a primeira prova e na inversão dos dez primeiros colocados o português largou da segunda posição. Passou um bom tempo escoltando o líder Galid Osman. Fez seu pit stop e voltou atrás de Guilherme Salas, quando Galid teve problemas em sua parada.

Passar Salas foi questão de tempo, porque logo depois foi a vez do tricampeão Daniel Serra, companheiro de equipe de Da Costa, e que largou da última posição na primeira prova e em 24º na segunda, colocar pressão sobre Salas. Enquanto Félix da Costa abria alguma margem, Salas e Serra brigavam na pista. E Gaetano di Mauro começou a chegar. Para começar a penúltima volta, na reta dos boxes, di Mauro viu um espaço entre Salas e Serra e se enfiou ali no meio.

Deu muito errado. O Chevrolet número 11 saiu voando e acertou o muro com violência. Tudo bem com Gaetano, que foi atendido rapidamente e levado ao hospital para exames, e liberado na manhã seguinte depois de passar a noite em observação. Sem ferimentos.

E António Félix da Costa cumpriu sua jornada intensa vencendo em Mônaco e em Interlagos em apenas oito dias... Ele se torna o primeiro piloto europeu a vencer na história da Stock Car. É bom ou não é, esse português? Agora o veremos em ação novamente no e-Prix de Puebla, no México, nos dias 19 e 20 de junho. E você sabe que Fórmula E é na Cultura!

PS: Conversei brevemente com Da Costa entre os treinos da Stock Car e enquanto o parabenizava pela vitória em Mônaco, comentávamos sobre a ultrapassagem. Observei que Mitch Evans foi um piloto muito leal durante a manobra, no que ele concordou e adicionou: “se fosse outro, como o alemão, teria me jogado longe... Ele está um perigo”.

Cleber Bernuci é jornalista e narrador dos treinos livres da Fórmula E no site oficial da TV Cultura.