Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Chris Owens/IndyCar
Chris Owens/IndyCar

A Fórmula Indy em 2021 está dando um espetáculo. Depois das 500 Milhas de Indianápolis, prova que consagrou Helio Castroneves pela quarta vez, o final de semana foi de rodada dupla em Detroit. Circuito de rua, bastante ondulado, com trechos velozes e outros travados, e que proporcionaram duas corridas espetaculares.

No sábado, parecia que a zica da Penske – que ainda não havia vencido na temporada – iria chegar ao fim. Will Power liderou praticamente a corrida toda. A prova teve uma interrupção longa, primeiro pela forte batida de Felix Rosenqvist no muro. O carro do sueco travou com o acelerador no fundo e o impacto, a mais de 160 km/h, chegou a deslocar a mureta. E faltando cinco voltas para o fim, foi a vez de Romain Grosjean acertar a proteção.

Apostando no espetáculo, a direção de prova interrompeu a corrida pela segunda vez com a bandeira vermelha para ter um emocionante sprint final. E quando a pista foi liberada, o carro do líder Will Power não ligava. A equipe teve que rebocar o carro de volta aos boxes – eles estavam aguardando no pit lane – para fazer o motor Chevrolet voltar a roncar.

Liderança que caiu no colo de Marcus Ericsson, que venceu pela primeira vez na Indy e quebrando um jejum de oito anos sem vitória – a última havia sido na antiga GP2 (hoje Fórmula 2) em Nürburgring, na Alemanha. E continuou a zica da Penske em 2021...

No domingo, outra corrida espetacular. Mas Joseph Newgarden, disposto a encerrar o jejum do time de Roger Penske, largou na frente e por lá permaneceu. Havia, no entanto, muita concorrência.

Patricio O’Ward, mexicano conhecido como Pato O’Ward, largou da 16ª posição. A dez voltas do fim, era o 11º colocado. E a três voltas do fim, na 67ª das 70 voltas, aproveitou-se de uma escorregada de Newgarden em uma saída de curva – resultado dos pneus traseiros extremamente desgastados – e tomou a liderança para quebrar um tabu da atual temporada e ser o primeiro piloto a vencer duas vezes em 2021.

Prova de que a nova geração chegou de vez. Pato agora lidera o campeonato, apenas um ponto à frente de Alex Palou e 36 de vantagem sobre a velha raposa Scott Dixon. Próxima etapa, Road America, neste domingo (20).

O fim de semana na Cultura vai ser cheio de velocidade, porque também teremos rodada dupla da Fórmula E com o e-Prix de Puebla, no Mexico, no sábado e no domingo. Classificação e corridas marcados para as 14 horas e 18 horas, respectivamente.

Cleber Bernuci é jornalista e narrador dos treinos livres da Fórmula E no site oficial da TV Cultura.