Coluna PÉ EMBAIXO

Que baita campeonato!


13/07/2021 11h00

Não me lembro de um campeonato de automobilismo tão equilibrado quanto esta temporada do Mundial da Fórmula E. Alternância de líder na tabela a cada etapa, alternância de vencedores (9 em 11 corridas) e uma divisão de forças diferente a cada final de semana.

E não é só alternância entre primeiro e segundo colocado. Para quem acompanhou, na tela da TV Cultura, as duas corridas do e-Prix de Nova York, viu que Sam Bird começou o final de semana de maneira terrível: bateu no primeiro treino livre, não participou do segundo, envolveu-se em um acidente na classificação e conseguiu um suado nono lugar na primeira corrida.

Aí, no domingo, BAM! Bird venceu a corrida. E subiu, pasmem, da 11ª posição no campeonato para a liderança. E nada ainda é garantido. Temos ainda as duas rodadas duplas finais desta sétima temporada, com os e-Prix de Londres (24 e 25 de julho) e de Berlim (14 e 15 de agosto) fechando o campeonato.

O clichê de que muita coisa pode acontecer nunca foi tão válido. A receita adotada de limite de gastos, um regulamento rígido quanto ao desenvolvimento dos sistemas dos carros e a qualidade geral do grid contribuem para essa salada de equipes.

A Mercedes chegou a Nova York na liderança do campeonato de equipes, e deixou os Estados Unidos ocupando somente a quinta posição. E foi a equipe que começou o ano assustando todo mundo com um desempenho dominante de Nyck De Vries, só que o time não somou nenhum ponto na última rodada dupla. E essa briga, assim como a de pilotos, segue equilibradíssima: apenas cinco pontos separam Virgin, DS Techeetah e Jaguar, as três primeiras da tabela.

Bird sabe que cada etapa tem que ser tratada como a última, e ele tem a sombra do ascendente António Félix da Costa, vice-líder a apenas cinco pontos de distância, e que traz Robin Frijns colado com a mesma pontuação – um regularidade impressionante do holandês, o único entre os quatro primeiros da classificação a não ter vencido nesta temporada.

Ainda não é possível analisar o conjunto de fatores ou o que foi mais determinante para tamanho equilíbrio. E quer saber? Em vez de tentar descobrir, o melhor a se fazer é curtir a história sendo feita diante dos nossos olhos.

Cleber Bernuci é jornalista e narrador dos treinos livres da Fórmula E no site oficial da TV Cultura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prouni 2021 abre inscrições nesta terça-feira (13); veja passo a passo

Apoio a Bolsonaro cai 23 pontos percentuais entre desempregados, segundo Datafolha

Butantan recebe 12 mil litros de IFA para produzir mais 20 milhões de doses da CoronaVac

Bolsonaro sanciona com vetos MP que permite privatização da Eletrobras

Bolsonaro oficializa indicação de André Mendonça ao STF