Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O amarelo é uma cor primária que traz as sensações de luz, calor, descontração, otimismo e alegria, simbolizando o Sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor que inspira, desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio. Foi uma cor muito utilizada nas obras do pintor holandês Vincent Van Gogh, que nutria uma particular afeição por ela. Em 1888, o artista escreveu à sua irmã: “agora estamos tendo um belo calor, um tempo sem vento que é benéfico para mim. O Sol, uma luz que, por falta de uma palavra melhor, posso chamar de amarelo, amarelo brilhante, ouro pálido. Que lindo é o amarelo!”.

E ele não foi o único. O blog Denise Ludwig fez uma relação com obras de vários artistas que envolvem o tema “amarelo”. Vale uma olhada! 

O amarelo ocre foi uma das primeiras cores usadas na arte por ser amplamente disponível. Na França, por exemplo, a Caverna de Lascaux tem a pintura de um cavalo amarelo de 17.000 anos:

Nas tumbas egípcias, o pigmento foi utilizado para representar a cor do ouro e da pele:

Nas vilas romanas, adornou murais:

Na primitiva igreja Cristã, ao mesmo tempo que era associado ao Papa e as chaves de ouro do Reino, o amarelo também era associado a Judas Iscariotes e utilizado para marcar os traidores, invejosos e ciumentos:

No século 20, o amarelo foi revivido em dois extremos. Primeiro, como símbolo de exclusão - Judeus na Alemanha nazista e países ocupados pelos alemães foram obrigados a costurar triângulos amarelos com a estrela de Davi em suas roupas. Depois, foi valorizado por causa de sua alta visibilidade e capacidade de ser bem visto a distâncias maiores e em altas velocidades - o amarelo faz com que a cor ideal seja vista dos automóveis em movimento.

O século 21 trouxe novas tecnologias e formas inusitadas de experimentar a cor amarela, como, por exemplo, no projeto The Wheater, do artista Olafur Eliasson, instalado no espaço aberto do Tate Modern de Turbine Hall, em Londres. Em 2003, com o uso de umidificadores e uma mistura de açúcar e água, o artista criou uma fina névoa no ar, e com centenas de lâmpadas monocromáticas de luz amarela dispostas num disco semi-circular e um enorme espelho distribuído pelo teto do salão, as pessoas podiam se ver como minúsculas sombras pretas contra uma massa de luz:

Para os chakra-terapeutas, a cor amarela é a cor do Chakra do Plexo Solar, que representa atributos como a confiança e a liderança intelectual. O chakra solar em equilíbrio atua como o Sol, que se expande e contagia todos ao redor.

Na cromoterapia - terapia complementar que utiliza a vibração de cores específicas para tratamentos de doenças -, o amarelo é utilizado para tonificar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. É considerado purificante e, quando usado devidamente, ajuda a remover toxinas e parasitas do trato digestivo. A cor amarela pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.

Desde o início da história, as cores causam impacto no ser humano, pois são formas de comunicação não-verbal presentes na natureza, nas artes, na moda, em tudo o que nos cerca. A psicologia das cores sugere que elas são capazes de estimular estados de ânimo e até influenciar o comportamento e o bem-estar.

E o que tem a ver o Setembro Amarelo com tudo isso? Boa pergunta. E lá vai a resposta: fui pesquisar a origem da campanha e descobri que ela nasceu inspirada no caso do Mike Emme, rapaz de 17 anos que interrompeu a própria vida, nos Estados Unidos, em setembro de 2014. O amarelo vem de uma atitude da família do rapaz que, com o objetivo de distribuir mensagens de apoio a pessoas que também pudessem estar passando por problemas emocionais, decidiu entregar frases escritas em cartões amarrados com fita amarela durante o velório. E por que uma fita amarela? Porque o jovem tinha um carro pelo qual era apaixonado – um mustang amarelo – e esta foi a forma que os entes encontraram de criar um elo de solidariedade, que se espalhou pelo mundo.

Para quem acredita em sincronicidades – eu acredito! – a escolha da fita amarela pelos pais tem tudo a ver com o significado e as características da cor que agora sabemos e creio que isso fortalece ainda mais o propósito da campanha. O dia 10 de setembro tornou-se o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e, no Brasil, logo em 2014, através de parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha foi organizada, e a cada ano se intensifica, sempre com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídios por todo o Brasil.

Meu objetivo com este Slime é ajudar a quebrar tabus, preconceitos e estigmas que acompanham a palavra suicídio, porque precisamos falar sobre isso! Com a situação pandêmica mundial e o isolamento social, os casos de solidão, ansiedade, depressão e as doenças de origem emocional em geral têm eclodido mundo afora.

Confusão de pensamentos, sentimentos, emoções, vontade de sumir, de se cortar, vontade de não ter vontade de nada, dificuldade em ter amigos, baixa autoestima... Já ficou assim? Conhece alguém que ficou ou está assim? Pode ser um momento de tristeza passageira ou até uma doença mental – mas, calma! Não é uma sentença e não se trata de loucura. Assim como outras doenças (cardíacas, por exemplo), pode ser tratada com psicoterapia e/ou medicamentos eficazes.

Você já ouviu: “isso É frescura! Isso É exagero! Isso É necessidade de chamar a atenção!”. E eu te digo: NÃO, não é frescura! NÃO é exagero! NÃO é necessidade de chamar a atenção. É um momento de fragilidade, de instabilidade psíquica e emocional e tem tratamento – ninguém está sozinho nesta. Então, se liga: o site https://www.setembroamarelo.com possui diretrizes importantes para orientação de prevenção e posvenção para todos, uma carta para pais, responsáveis e educadores, além de arquivos para download sobre o assunto e a agenda da campanha que, na realidade, acontece, não só no mês de setembro, mas, sim, no ano todo.

Outro site importante para se buscar ajuda é o do Instituto Vita Alere, que tem como missão acolher e orientar a todos que necessitem de apoio, conscientização e tratamento. O site do Centro de Valorização da Vida (CVV), realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas, todos os dias.

Viu só como o amarelo é uma cor inspiradora? Use nas roupas, nas artes, nos adereços, na decoração... mas sem exagerar, porque tudo o que é demais enjoa, combinado? Para encerrar este Slime estabelecendo este elo entre mim e você, deixo uma estrofe da canção Um dia Frio, do Djavan:

“E tudo nascerá mais belo
O verde faz do azul com o amarelo
O elo com todas as cores
Pra enfeitar amores gris.”

Jon Faria é ator, arte-educador, ilustrador, apresentador e ator de voz (voz original, locução, narração e dublagem).