A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (22) a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024 do mês de novembro.
O crédito bancário será feito para mais de 221.597 contribuintes, totalizando R$ 558,8 milhões. Do total, são 4.802 idosos acima de 80 anos, 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos e 3.570 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Outros 8.898 apresentam o magistério como a maior fonte de renda e 88.246 entregaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor via Pix. 8.643 cidadãos do Rio Grande do Sul também foram priorizados devido ao estado de calamidade decretado no estado.
Os pagamentos serão feitos no dia 29 de outubro na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do IR, de forma direta ou por indicação de chave PIX. A conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de um falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar na opção "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição".
Caso identifique alguma pendência na declaração, é possível retificar e corrigir informações equivocadas.
O que fazer se não receber o valor?
Se o crédito não for realizado por algum motivo, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ao ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones:
4004-0001 (capitais);
0800-729-0001 (demais localidades);
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor em um ano, precisará pedir o crédito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Nesse caso, basta acessar o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionar a aba "Meu Imposto de Renda". Depois, clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
REDES SOCIAIS