Ele disse que grandes empresas serão responsáveis por 80% desse aumento, enquanto pequenas e médias representarão os outros 20%.
Entre estas, o presidente da CCILB inclui as criadas no mercado português por imigrantes brasileiros. Segundo ele, dos cerca de 500 mil brasileiros residentes em Portugal, entre 50 a 70 mil são empresários ou líderes empresariais.
Soares afirmou que esse crescimento do investimento até 2028 "vai ajudar Portugal a gerar renda e emprego" e ajudar as empresas brasileiras a darem seu primeiro passo para a expansão no mercado europeu.
Segundo ele, nos últimos cinco anos o investimento brasileiro em Portugal já cresceu "de forma consistente", em média 12% ao ano, citando dados do Banco de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Os imigrantes brasileiros em Portugal que são empreendedores estão presentes em setores como alimentação – tendo "aberto centenas de novos restaurantes de culinária brasileira" – serviços tecnológicos, indústria e comércio, observou Soares.
as (Lusa)
REDES SOCIAIS