Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

A escalada esportiva leva o desafio de encarar subidas íngremes em um nível totalmente novo. Usando uma variedade de apoios para mãos e pés de diferentes formas e tamanhos, os escaladores colocam suas em prática suas forças e habilidades em uma parede vertical. 

O esporte fará sua estreia olímpica em Tóquio 2020 e contará com três modalidades: speed, boulder e lead. Nos Jogos, cada escalador competirá nas três modalidades e a classificação final será determinada pela multiplicação da colocação em cada uma delas.

Em alguns momentos, os escaladores usam cordas de segurança. Entretanto, nenhum outro equipamento é permitido e os competidores devem escalar usando apenas as mãos e sapatos apropriados. O esporte requer força, flexibilidade e habilidade, junto com um planejamento cuidadoso: os primeiros medalhistas possuirão esta combinação única de capacidade física e mental e determinação.

Speed

Dois escaladores prendem cordas de segurança ao corpo e tentam escalar uma parede de 15 m de altura, colocada em um ângulo de 95 graus — tentando ser mais rápido que o oponente em rotas idênticas
. Os tempos de vitórias para eventos masculinos tendem a ficar em torno da marca de cinco a seis segundos, enquanto os femininos são geralmente vencidos em torno de sete ou oito segundos. Uma falsa largada resulta em desqualificação instantânea.

Veja imagens: Webstory: Saiba tudo sobre a escalada esportiva

Boulder


Na boulder, os atletas escalam todas as rotas fixas possíveis em quatro minutos, em uma parede de 4,5 m de altura e equipada com tapetes de segurança. Os percursos variam de dificuldade e os envolvidos não podem praticar a escalada com antecedência. Quando um escalador agarra a pegada final no topo de uma rota com ambas as mãos, considera-se que a completou. Eles enfrentam a parede sem cordas de segurança e podem ter um nova chance, caso caiam durante a tentativa inicial.

As paredes utilizadas para boulder apresentam uma série de desafios, com saliências e alguns apoios tão pequenos que só podem ser segurados com a ponta dos dedos. Cada um deve planejar cada movimento cuidadosamente, pensando sobre que mão e pé colocar nas próximas pegadas, enquanto estão cientes do limite de tempo.

Lead


Essa modalidade envolve atletas que tentam escalar o mais alto possível em uma parede medindo mais de 15 m de altura em seis minutos
. Quando um competidor prende sua corda ao puxão superior, ele completou a escalada. Se um atleta cai, a altura alcançada é registrada. Não há novas subidas. 

Se dois ou mais esportistas completarem a escalada ou atingirem exatamente a mesma altura, o mais rápido a fazê-lo é declarado o vencedor. Essa é uma atividade exigente para todo o corpo e as técnicas de dinâmica são muito importantes.

Para evitar que os competidores obtenham vantagem ao observar outros escalando paredes diante de seus olhos, cada escalador é mantido longe do ambiente da competição antes de sua vez, e recebe apenas alguns minutos para examinar o território e as rotas antes de começar.

Brasil na escalada

Os brasileiros estão fora da estreia nos jogos olímpicos
. A última chance de classificação foi no Pan-Americano de Escalada de Los Angeles, em 2020, e César Grosso não atingiu seu objetivo. O Brasil levou oito atletas para os Estados Unidos: quatro no masculino e quatro no feminino.

César ficou na sexta colocação e, como só o campeão do torneio ficaria com a vaga para o Japão, o Brasil ficará sem representantes.