O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 estabeleceu o limite de 10 mil pessoas por evento durante as Olimpíadas, desde que o total de presentes não exceda 50% da capacidade de cada arena de competição. Apenas quem mora no Japão poderá assistir aos eventos presencialmente. O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (21).
A decisão foi tomada em reunião online entre autoridades. Estiveram representados o governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio, o Comitê Organizador Local, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Os responsáveis acrescentaram que, se medidas preventivas contra a Covid-19 forem implantadas depois de 12 de julho, as restrições serão adaptadas de acordo. Também afirmaram que um comitê discutirá outras medidas caso haja “uma mudança rápida no status da pandemia e na capacidade do sistema de saúde local”.
De acordo com o comunicado, estudantes participantes de um programa de espectadores e os supervisores das turmas não serão contabilizados nestes limites e serão tratados separadamente, por não serem espectadores.
Eis algumas das diretrizes de segurança estabelecidas para as Olimpíadas de Tóquio:
- Uso de máscara em todos os locais, o tempo todo;
- Falar alto e gritar não será permitido;
- Anúncios serão feitos durante os eventos para evitar aglomerações;
- Os espectadores devem sair dos jogos e voltar diretamente para suas casas;
- A saída dos eventos será feita de forma escalonada.
Devido à instabilidade do cenário pandêmico, as autoridades adiaram decisão sobre as Paralimpíadas para 16 de julho.
Leia também: Olimpíadas: Atleta de Uganda testa positivo para Covid-19 ao chegar em Tóquio; Pia Sundhage convoca a Seleção Brasileira Feminina para a Olimpíada de Tóquio 2020
REDES SOCIAIS