Quem vê o placar final, não imagina o esforço que a seleção americana de basquete masculino teve para vencer a Espanha nas quartas de finais dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com o resultado final de 95 a 81, o time comandado por Kevin Durant chegou ter uma desvantagem de dez pontos no segundo quarto do jogo. Mas a virada aconteceu e o “Dream Team” avança para para as semifinais.
Os americanos buscam o tetracampeonato em Tóquio e esperam o vencedor de Austrália e Argentina para começar a preparação. No outro lado da chave, a Eslovênia, liderada por Luka Doncic, está na semifinal e joga contra o vencedor de França e Itália.
Leia também: Brasil vence o Japão e avança para as semifinais do vôlei masculino em Tóquio
Grande nome do jogo foi Durant, que somou 29 pontos, e foi o responsável pela virada no segundo tempo. Destaque também para Jayson Tatum com 13 pontos, Jrue Holiday totalizou 12 tentos e Damian Lillard com mais 11.
A Espanha contou uma atuação memorável de Ricky Rubio. O jogador do Cleveland Cavaliers anotou 38 pontos e perturbou a defesa americana o jogo todo. Mas não foi o suficiente para a classificação.
Primeiro tempo
Os astros da NBA tentaram impor o ritmo de jogo. As saídas em velocidade nos contra ataques foram as principais jogadas no primeiro quarto, e assim tem sido ao longo de toda a campanha. Mas eles não esperavam a mão quente de Rubio. O jogador do Cleveland Cavaliers marcou 13 pontos no primeiro quarto.
Vendo o ataque inspirado, a comissão técnica espanhola mudou a defesa já no primeiro quarto e deixou os americanos confusos. Espanha conseguiu uma atuação mais equilibrada no primeiro quarto e venceu por 21 a 19.
Para o segundo quarto, os americanos tentaram correr atrás do prejuízo. Sem sucesso. O pivô Wily Hernangomez dominou o garrafão na defesa e no ataque, e foi essencial para a Espanha abrir mais de 10 pontos de vantagem.
Só com o retorno de Durant e Draymon Green, que descansaram no início do segundo quarto, que os Estados Unidos se organizaram. Enquanto o jogador dos Nets buscava diminuir o prejuízo no ataque, Green acertou a defesa. Assim, nos minutos finais, a Dream Team conseguiu empatar e levar um 43 a 43 para o intervalo.
Segundo tempo
O técnico Gregg Popovich teve uma boa conversa com os jogadores no vestiário, pois a postura americana foi completamente diferente. Kevin Durant marcou duas bolas de 3 pontos seguidas, e Booker converteu outra para levar os EUA a uma vantagem de oito pontos.
Os espanhóis sentiram o golpe e começaram a cometer muitos erros de ataque. Muitos passes equivocados e arremessos muito contestados. O resultado foi um quarto mais tímido.
Aos poucos, os Estados Unidos ficaram mais a vontade em quadra e tornaram o jogo em um treino de luxo. Em um momento, o time abriu 16 pontos depois de uma sequência de 12 a 2 dos americanos.
No último período, os atuais tricampeões olímpicos administraram o jogo. Toda tentativa de reação europeia era freada com uma jogada de efeito de um dos astros americanos. Placar final de 95 a 81.
REDES SOCIAIS