Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Wander Roberto/COB
Wander Roberto/COB

Acabou o sonho do bicampeonato olímpico. O Comitê Olímpico Russo venceu o Brasil de virada na semifinal do vôlei masculino e avança para a final. Com essa derrota, acaba a sequência de quatro finais olímpicas seguidas da seleção brasileira. Agora, a disputa é pelo bronze.

A derrota é mais doída pelas circunstâncias. O Brasil venceu o primeiro set e esteve muito próximo de levar o terceiro, quando abriu 20 a 12 no placar. Mas não conseguiu segurar o ataque russo. Os europeus viraram o placar e anularam as principais peças brasileiras.

Leia também: Beatriz Ferreira faz grande combate e vai a final dos pesos leves no boxe

O Brasil volta a quadra na madrugada do próximo sábado (7) à 1h30 (horário de Brasília). O adversário sairá do confronto entre França e Argentina.

Primeiro set

A seleção brasileira começou com um ritmo muito forte de jogo. Impôs o ritmo e não deu chances para o Comitê Olímpico Russo. Abriu uma larga vantagem no placar e foi controlando a partida com tranquilidade. Parcial de 25 a 18.

Segundo set

Mas os russos tiveram uma grande de postura a partir do segundo set. Os ataques começaram a cair e os saques com muita força quebraram os passes brasileiros. Com parcial de 25 a 21 para os europeus, o terceiro set prometia muito equilíbrio.

Terceiro set

Equilibrio total no primeiro terço do set. Os times trocando pontos um atrás do outro. Mas o Brasil usou a experiência para ajustar a defesa e abrir uma vantagem de 9 a 6. Parecia que a seleção brasileira tinha se encontrado no jogo.

As bolas começaram a cair e a confiança do primeiro set tinha sido retomada. O time abriu 20 a 12 no placar e não precisava mais forçar as bolas para o set. Mas os russos não se entregaram. Apostaram na força e foram tirando, ponto a ponta, a desvantagem do placar. Aos poucos, a partida foi escapando das mãos dos brasileiros.

Eles viraram a partida e levaram o terceiro set com uma parcial por 26 a 24.

Quarto set

Claramente o psicológico estava abalado. Mesmo conseguindo encaixar alguns ataques, o Brasil falhou muito na defesa. Os russos ficaram a vontade e foram encaminhando a vitória. Mesmo fazendo mudanças no time, a equipe sul-americana não mostrou forças para assumir a dianteira e abrir uma vantagem.

Os russos chegaram ao primeiro match point em 24 a 22 e fecharam a partida no segundo.

Sequência encerrada

A seleção brasileira masculina de vôlei não vai disputar a quinta final olímpica consecutiva. Com a derrota de hoje, o Brasil interrompeu uma sequência de decisões que teve início em Atenas, em 2004.

A sequência foi de Atenas em 2004 (Brasil 3 x 1 Itália), Pequim em 2008 (EUA 3 x 1 Brasil), Londres em 2012 (Rússia 3 x 2 Brasil) e Rio em 2016 (Brasil 3 x 0 Itália).