Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @cbf_futsal_
Reprodução / Instagram @cbf_futsal_

Em ano de Jogos Olímpicos, a mesma pergunta aparece: por que o futsal não é uma modalidade olímpica? A ausência causa estranheza justamente por conta da popularidade e da recente inclusão de outras modalidades, como surf, skate, escalada esportiva, canoagem slalom e breaking. As duas últimas, inclusive, estrearão em Paris neste ano.

Para responder a esta questão, primeiro é importante explicar quais são os critérios utilizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para incluir um esporte nas Olimpíadas.

De acordo com a Carta Olímpica do COI, para se tornar um esporte olímpico, a modalidade precisa ser reconhecida pelo Comitê, ser regida por uma Federação Internacional e seguir o código antidoping do COI. Além disso, indica que ela precisa ser amplamente praticada por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes.

O futsal cumpre os requisitos indicados pelo COI e é apontado como o quarto esporte mais praticado no mundo. Porém, para a FIFA, não é interessante que a modalidade se torne um esporte olímpico. A justificativa é que a inclusão no quadro olímpico reduziria a importância da Copa do Mundo de Futsal, disputada no mesmo ano dos Jogos.

Leia também: Luis Suárez manda apoio para população do RS: “estou tentando ajudar aqui à distância”

Da mesma forma, para o COI, não interessa a inclusão, pois aumentaria a relevância do esporte que é organizado pela FIFA. Sendo assim, a negociação não avança.

A seleção brasileira de futsal venceu cinco das nove edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Uma coisa é fato: em uma suposta competição olímpica, o Brasil entraria como um dos favoritos à medalha de ouro.

Os fãs do esporte pedem, incansavelmente, a inserção do esporte no quadro olímpico. No entanto, Rodrigo Capita, atleta do Magnus Futsal e indicado cinco vezes ao prêmio de melhor jogador do mundo, não enxerga a possibilidade como garantia de sucesso.

“Não existe garantia que o esporte vai crescer estando nas Olimpíadas. É só olharmos para o futebol americano, que não é modalidade olímpica e é uma das maiores potências do mundo. Isso tem muito haver com a organização de ligas como a NFL e a NBA”, reflete Capita.

Bundesliga: TV Cultura transmite confronto entre Bayern de Munique e Wolfsburg neste domingo (12)

As modalidades esportivas das Olimpíadas de Paris 2024 já estão definidas e oficializadas. Assim, não existe chance para a possível inclusão do futsal.