Sydney 2000
Syd, Olly e Millie foram os mascotes dos Jogos Olímpicos da Austrália. Os três são um ornitorrinco (Syd), um pássaro Kookaburra (Olly) e um equidna ou tamanduá (Millie). Eles simbolizavam a água, o ar e a terra, respectivamente.
Atenas 2004
Phevos e Athena são irmãos. Eles simbolizam o prazer de brincar e os valores Olímpicos. A escolha de um irmão e uma irmã foi para representar a união do homem e mulher, por meio da igualdade e irmandade.
Pequim 2008
Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, Nini foram os mascotes da edição. Cada uma representa a cor de um dos cinco anéis Olímpicos.
Londres 2012
O mascote da edição de Londres foi Wenlock. O visual metálico de Wenlock pode ser explicado pelo fato de que ele foi criado com o restante do aço usado para construir o Estádio Olímpico, em Londres.
Rio de Janeiro 2016
O nome do mascote Olímpica foi uma homenagem ao poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. Vinícius é uma mistura de vários animais brasileiros. Sua criação tem inspiração na cultura pop, no vídeo-game e nos personagens de animação.
Tóquio 2020
O mascote tinha o nome de Miraitowa, um derivado das palavras japonesas “mirai” (futuro) e “towa” (eternidade). O nome foi escolhido para promover um futuro repleto de eterna esperança.
Paris 2024
O nome do mascote de Paris 2024 é Phryge Olímpica, baseado nos tradicionais pequenos barretes frígios que inspiraram as mascotes. O nome e o design foram escolhidos como símbolos da liberdade e ainda representam figuras alegóricas da república francesa.
Webstory: Relembre os mascotes das últimas Olimpíadas: Veja imagens
REDES SOCIAIS