Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

A abertura dos Jogos Olímpicos acontece no dia 26 de julho, às 14h30 (horário de Brasília). Um grande desfile de barcos será realizado no rio Sena com a presença das delegações. Esse é um dos momentos marcantes de cada Olimpíada e representa um momento em que os países refletem suas culturas, histórias e inovações em seus trajes.

As roupas usadas na cerimônia de abertura não são as mesmas das competições. Cada modalidade tem um uniforme específico para atender tanto às regras oficiais quanto para garantir o melhor conforto durante a competição.

Confira abaixo alguns dos uniformes mais bonitos para a abertura.

República Tcheca

O design das peças é resultado da parceria entre a marca Alpine Pro e o estilista Jan Cerny. Os grandes casacos estampados foram inspirados no "balo?ák" para homenagear Paris, já que essa peça é muito popular na cidade

Mongólia

De acordo com as redes sociais, foi considerada por muitos a equipe mais bem vestida desta edição.

A marca Michel & Amazonka, liderada pelos designers Michel Choigaalaa e Amazonka Choigaalaa, causou um alvoroço online quando revelaram os looks da cerimônia de abertura. Os fãs inundaram os comentários com elogios.

Os uniformes virais homenageiam a cultura mongol, com silhuetas inspiradas no tradicional deel mongol, uma túnica de comprimento até a panturrilha.

Taiwan

Justin Chou, fundador da marca de streetwear vanguardista JUST IN XX, é o estilista oficial da equipe Taipé Chinês, nome oficial olímpico para Taiwan. Os ternos sob medida que serão usados pelos atletas durante a cerimônia de abertura misturam sustentabilidade com o artesanato dos artesãos locais.

Chou transformou a obra “Mountain Range of Taiwan”m do artista taiwanês Paul Chiangm em um tecido estampado para os ternos. As ondas azuis representam a beleza natural da paisagem de Taiwan.

Veja imagens: Webstories: Paris 2024: os uniformes mais bonitos para a cerimônia de abertura

França

A anfitriã vestirá smokings sob medida projetados pela marca de luxo Berluti.

Homens e mulheres usarão smokings de lã azul com lapelas em tons de azul e vermelho, cores principais da bandeira francesa. Bolsos de terno e lenços foram criados a partir de retalhos de tecido para evitar desperdício, enquanto as camisas brancas foram feitas de uma mistura de algodão e seda para luxo e conforto.

Espanha

Produzido e assinado pela marca de material esportivo Joma, os uniformes são inspirados na flor cravo, um símbolo enraizado na cultura espanhola, descrito como "fundindo tradição com modernidade".

Haiti

A delegação do Haiti fez uma parceria com a designer haitiana-italiana Stella Jean para os uniformes das Olimpíadas de 2024. As peças apresentam obras do pintor haitiano Philippe Dodard, mais especificamente a pintura intitulada "Passage".

Em entrevista, Stella Jean afirmou que os uniformes representam símbolos de paz, renovação e renascimento, especialmente significativo no contexto das dificuldades recentes do Haiti.

EUA

Pela nona vez, a marca Ralph Lauren será a estilista oficial da equipe dos EUA.

Os looks preppy são tipicamente americanos e um clássico da grife: blazers azul-marinho com acabamento vermelho e branco, camisas Oxford listradas e jeans denim de lavagem clara. E, naturalmente, cada blazer apresenta o icônico logo olímpico.