Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Foto - Wander Roberto/CO
Montagem: Foto - Wander Roberto/CO

Comandada por LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e companhia, a seleção norte-americana de basquete atropelou o Brasil nas quartas de final da Olimpíada de Paris por 122 a 87, uma diferença de 35 pontos.

Esta não foi a primeira vez que a maior seleção de basquete enfrentou os brasileiros em jogos olímpicos. Em toda a história do evento os dois países somam dez confrontos, com 100% das vitórias para os americanos.

Os dois confrontos mais emblemáticos do Brasil com o Tio Sam se deram nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, e de Atlanta, em 1996, na casa deles.

Em 1992, a seleção brasileira, liderada por Oscar Schmidt, enfrentou a formação original do “Dream Team” (“Time dos Sonhos”), como ficou conhecido pela primeira vez o esquadrão composto pelos principais astros da NBA da época. Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, Charles Barkley e Cia. derrotaram o time sul-americano por 127 a 83 na primeira fase, com 44 pontos de diferença

Leia também: Handebol feminino: Brasil perde para Noruega nas quartas e é eliminado

O Brasil foi segundo time que mais fez pontos nos EUA neste torneio (83), ficando atrás apenas da Croácia, que na final fez 85, mas perdeu levando 117. Apesar de marcar muitos pontos contra a equipe liderada por Michael Jordan, ao lado da Lituânia, o Brasil foi a equipe que mais levou pontos do “Time dos Sonhos”.

Na Olimpíada seguinte, em Atlanta, o jogo foi mais parelho. Derrota de 98 a 75 nas quartas de final, uma diferença de 23 pontos.

Em toda a competição, só a Lituânia (82) fez mais pontos nos EUA do que o Brasil (75).

Em ambas as oportunidades, 1992 e 1996, os EUA levaram a medalha de ouro.

Desde que começaram a usar as estrelas da NBA, os Estados Unidos só não levaram a medalha de ouro nos jogos de Atenas, em 2004, quando foram eliminados pela Argentina, que viria ser a campeã da edição, e ficaram com o bronze.

Leia também: Camisa dez da Espanha critica estilo de jogo do Brasil: "Não é futebol"