Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @paris2024
Reprodução | Instagram @paris2024

Nas Olimpíadas, além de conquistada medalha, ser considerado um recordista é algo que poucos podem celebrar. 

Em qualquer esporte, além da busca pela vitória, existe uma busca pela superação. Para um atleta, bater um recorde significa ultrapassar um limite, provar o impossível, vencer, muitas vezes, a si mesmo.

Estabelecer uma nova marca a ser batida é a resposta a todo o esforço e os sacrifícios do treinamento, o mais perto que se chega da glória eterna. Até porque alguns feitos perduram por tanto tempo que talvez nunca caiam.

Relembre alguns recordes olímpicos.

Salto com vara

Um recorde recente, conquistado na edição de Paris, é do sueco Armand Duplantis. Ele quebrou o recorde mundial e olímpico, que pertencia ao brasileiro Thiago Braz. 

Ele saltou 6,10m e se tornou bicampeão olímpico. Além de passar seu próprio recorde e superar a marca de 6,25m, ele se colocou como detentor de uma das dez mais elevadas marcas da história moderna.

Atletismo

O jamaicano Usain Bolt, um dos maiores nomes do atletismo na história, é detentor de alguns recordes. Um dos mais impressionantes foi conquistado nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Ao disputar a prova dos 100 metros, o jamaicano conquistou o ouro com a marca de incríveis 9s63, recorde que se mantém até hoje.

Veja imagens: Webstory: Paris 2024: Relembre recordes olímpicos

Natação

Michael Phelps, que é o atleta olímpico mais condecorado da história, não fica de fora da lista. Além de ter recorde de 28 medalhas em Jogos Olímpicos, Phelps também tem recorde na água.

Em agosto de 2008, nos Jogos de Pequim, na prova dos 200m livre, o americano alcançou a marca de 1 minuto e 42 segundos, recorde que também se mantém até hoje.

Natação

O nadador chinês Pan Zhanle, de 19 anos, brilhou em Paris com um novo recorde mundial e olímpico. Ele registrou o tempo de 46s40 nos 100m livre masculinos, quebrando sua própria marca de 46s80.

Natação e Medalhas

A americana Katie Ladecky conseguiu dois feitos incríveis em Paris: um recorde olímpico de melhor tempo e recorde de maior medalhista feminina na história olímpica.

Após vencer a prova de 800m livre feminino e conquistar a medalha de ouro, ela marcou o seu nome ao lado de Larissa Latynina como a mulher que mais venceu medalhas de ouro na história das Olimpíadas: são nove conquistas. 

Já na prova dos 1500m feminino, Katie venceu a prova e estabeleceu o recorde de 15 minutos, 30 segundos e 02 milésimos.

Ao todo, ela soma 14 medalhas conquistadas no geral, ficando atrás apenas de Michael Phelps.