Há dez anos, a justiça brasileira autorizou, pela primeira vez, a importação de um medicamento à base de cannabis dos Estados Unidos para tratar uma criança com convulsões. Desde então, muita coisa mudou.
Em 2023, 430 mil pessoas no Brasil utilizavam essa substância para fins terapêuticos, um aumento de 130% em relação ao ano anterior, segundo dados do Anuário da Cannabis Medicinal. Recentemente, o estado de São Paulo passou a fornecer esses medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar das barreiras políticas e do preconceito, cientistas continuam a descobrir novos benefícios da cannabis no tratamento de diversas doenças.
Para entender melhor o avanço no uso dessa substância nos últimos anos e a legislação brasileira a respeito, vamos conversar com o médico psiquiatra Eduardo Perin, vice-presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN), e com Patricia Villela, presidente do Instituto Humanitas360.
Conversamos remotamente com a professora da UNB, Andréa Galassi, sobre o estudo que coordenou, demonstrando que o canabidiol pode reduzir a dependência de crack.
Falamos também, via ZOOM, com o comunicador Diego Pelloso Lima, que tem um podcast chamado "Sinal Verde", onde compartilha a história do tratamento de seu filho autista com óleo de canabidiol. Diego relata que, após 18 dias de tratamento, seu filho, que antes não falava devido ao alto grau de autismo, começou a se comunicar.
#Opinião #Cannabis #Canabidiol #Saúde #TVCultura
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
- Play Store: http://bit.ly/3KUUHhI
- Apple Store: http://apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
Facebook: https://www.facebook.com/jornalismotvcultura
Twitter: https://twitter.com/jornal_cultura
Instagram: https://www.instagram.com/jornalismotvcultura/
TikTok: https://www.tiktok.com/@jornalismotvcultura?lang=pt-BR
Site: https://tvcultura.com.br/
REDES SOCIAIS