Cultura

1ª Eliminatória Prelúdio 2014


07/08/2014 22h36

O único show de calouros da música clássica da TV brasileira está de volta. A TV Cultura inicia as transmissões da nova temporada do Prelúdio. Nele, instrumentistas, cantores e regentes com até 28 anos têm a oportunidade de apresentar seu talento como solista de uma orquestra profissional, regida pelo maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. O programa é apresentado por Roberta Martinelli e nesta primeira eliminatória os jurados são Irineu Franco Perpetuo, Gilberto Tinetti, Patrícia Endo e Luís Antônio Giron. Em 2014 o Prelúdio terá 24 candidatos, que disputarão seis eliminatórias, duas semifinais e uma grande final, na Sala São Paulo. As primeiras fases acontecem no Theatro São Pedro e em cada eliminatória apresentam-se quatro candidatos, com o vencedor automaticamente classificado para a semifinal. Para completar o time de semifinalistas, o júri escolherá dois candidatos na repescagem. Dos oito candidatos que disputarem as semifinais, apenas quatro serão classificados para a grande final, que acontece em dezembro.

Outro destaque desta nova temporada são os três prêmios: uma bolsa de estudos na Alemanha oferecida pelo Instituto Goethe; um concerto como solista à frente da Orquestra Prelúdio num auditório do Sesi; e uma bolsa de estudos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela embaixada da Hungria.

Nesta primeira eliminatória, os candidatos são Wellington Araújo, trombonista pernambucano de 28 anos; o clarinetista de 19 anos Eduardo Lima, de João Pessoa; a cantora mineira de Sete Lagoas Luana Dourado, de 24 anos; e Steven Chervenkov, pianista de 23 anos nascido em Sorocaba, interior de São Paulo. Todos se apresentam acompanhados da Orquestra Prelúdio, dirigida pelo maestro Júlio Medaglia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gerente foi demitida após voltar da licença maternidade – e deu a volta por cima

Preço baixo para uns, renda extra para outros: por que o mercado de usados está crescendo no Brasil

Protestos contra governadores e a favor de Bolsonaro têm carreatas e aglomerações

Por problemas de saúde, Eduardo Pazuello pede para deixar o ministério

Governo do Piauí vai pagar auxílio de R$ 1000 para quem trabalha no setor de bares, restaurante e eventos