Cultura

Vera Iaconelli | Provoca | 07/06/2022


08/06/2022 01h00

Nesta terça-feira (7), Marcelo Tas recebe a psicanalista Vera Iaconelli. Mestre e doutora em Psicologia pela USP, escritora e colunista da Folha de S.Paulo, a convidada traz reflexões sobre liberdade, costumes, relações afetivas e outros.

Dedicada à pesquisa sobre parentalidade e família, a psicanalista explica a presença da liberdade nas relações familiares e também comenta as mudanças na relação de um filho e pai, no momento em que pais “helicópteros” - barulhentos - deixam de ficar em cima de seus filhos. “A liberdade te coloca em contato com o teu desejo (...) Colocar no outro a responsabilização pelo meu desejo, pelo que faço ou deixo de fazer, é o truque mais velho que existe”.

Em tom provocativo, Tas questiona se já não passou da hora do país fazer uma terapia e a convidada faz uma comparação do país com o comportamento de um paciente que acaba de iniciar um processo de análise.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Repórter Eco deste domingo (22) destaca importância do Tratado Global dos Oceanos

Agrocultura deste domingo (22) destaca a Coopavel, evento que abre a temporada de feira agrícolas no Brasil

Matéria de Capa deste domingo (22) aborda comportamentos curiosos dos animais

Ernesto Paglia estreia no Roda Viva com a cientista Tatiana Sampaio como entrevistada

Jornal da Cultura discute sobre Meio Ambiente em série de reportagens especiais nesta sexta (20)