Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Ricardo II

Ouça o programa completo:


Ricardo II governou a Inglaterra de 1377 a 1399, subindo ao poder quando tinha apenas 10 anos de idade. A peça de Shakespeare começa no último ano de seu reinado, numa altura em que todos estavam insatisfeitos com a administração da coroa. Nos registros históricos, Ricardo II é retratado como um rei fraco e caprichoso – e até mesmo louco -, cujo maior feito foi rechear a corte de bajuladores e protegidos. Shakespeare, no entanto, parece mostrar certa simpatia com seu Ricardo, tornando-o uma figura controversa ao dotá-lo de certa qualidade reflexiva. Qualquer semelhança com Hamlet não é mera coincidência.

Esta é a história de um rei que abdica da sua condição de monarca sem demonstrar grandes resistências. Ao invés de ser arrancado do trono por alguma espécie de conspiração criminosa, esse rei é manso: um rei consciente da sua impotência e que estabelece com as outras personagens um diálogo sobre a trágica condição do papel que é forçado a desempenhar.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo de cada um de nós.