Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Henrique IV

Ouça o programa completo:


Henrique IV, também conhecido como Henrique de Bolingbroke, foi o rei da Inglaterra entre os anos 1399 e 1413, ano de sua morte.

A peça histórica Henrique IV de Shakespeare inicia com dois problemas: um de ordem familiar: o rei reclama da libertinagem de seu filho, o Príncipe Hal, que vive na esbórnia ao lado do glutão Falstaff, pouco se importando com os assuntos relativos à corte - ele o compara a Hotspur, a quem tece elogios pela bravura; e ainda há um segundo problema de ordem militar: Hotspur em uma investida bélica fizera alguns reféns mas recusa a lhes conceder a liberdade antes que o rei patrocine o resgate do nobre Mortimer, aliado de Hotspur. O rei rejeita a proposta e já na primeira cena da peça temos o argumento para o desenvolvimento da conspiração contra o Rei Henrique IV. Shakespeare, embora hábil em misturar histórias e pular de cenário para cenário, sempre economiza tempo quando o assunto é apresentar-nos logo de cara o conflito da trama.

Esta é a história de Henrique IV, no passado o valente Henrique Bolinbroke que mediante a uma conspiração de nobres deu conta de passar a rasteira no Rei Ricardo II e abocanhar a coroa de suas mãos. Hoje entronado, é agora ele quem sofre nas mãos daqueles que o colocaram no poder: de conspirador a vítima de conspiração, mostrando que em um processo político, por mais que as alianças sejam bem-feitas, haverá sempre aquele que saia insatisfeito, o que para Shakespeare já é mais do que suficiente para fazer crescer um novo movimento que culminará com uma nova dança das cadeiras.

E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo de cada um de nós.