Ouça o programa completo:
Shakespeare e seu castelo de cartas forjado pela figura de reis, nobres, bispos e gente comum, personagens que compõe o fantástico cordão carnavalesco cujo samba enredo traz sempre o bordão do poder e da ambição como tema principais. Henrique V figurou na história como um grande e luminoso rei, mas não isento de seu lado vicioso e afetado pelo ego. Como um eminente homem público, o peso de suas palavras soube convocar o brio das tropas inglesas para vencer a França. Nesta Grande Orquestra do Mundo, o verbo é o grande solista sob a regência do maior dramaturgo de todos os tempos.
Esta é a história de um Rei carismático e corajoso de nome Henrique V, no passado um vadio inveterado, fiel parceiro de esbórnia do glutão Sir John Falstaff, agora um monarca respeitável que confirma sua valentia ao enfrentar o exército francês no front de batalha. Um rei também controverso, porque é ele próprio quem acaba decretando a morte do antigo colega de noitada ao condená-lo à prisão. Sua hipocrisia enquanto monarca parece mais aceitável do que aquela que ostentava enquanto príncipe herdeiro, uma vez que na condição de rei ele prova ser um grande conquistador. Ele consolida a popularidade dos ingleses, faz a França capitular com uma força militar de menor tamanho que a do inimigo, e ainda consegue se casar com a Princesa Catarina, filha do Rei Carlos da França, inaugurando um período de paz dentro e fora das fronteiras.
E este é um programa que tenta comprovar que Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós.
REDES SOCIAIS