Ouça o episódio completo:
Frida transita entre o real e o surreal ao dar visibilidade aos fatos da sua vida e aos seus sentimentos mais profundos. Fala da dor e do prazer, do amor e do desamor, releva e cultiva a herança paterna e materna. Toda obra da artista é um autorretrato.
Frida Kahlo pintava para existir, para superar a dor. No quadro batizado com o nome de “O Veado Ferido” ela emula o sofrimento do martírio de São Sebastião se colocando na pele de um animal atravessado por flechas. É um ser híbrido, rosto humano, corpo de animal. O rosto de Frida Kahlo. O curioso é que diante da dor causada pelas flechas – são 9 ao todo – o semblante da face de Frida permanece impassível, sem demonstrar qualquer reação ao sangue que lhe escorre pelos ferimentos. Ela olha para nós sem nada dizer, e esse silêncio é suficiente para traduzir toda a mensagem: é preciso aceitar o destino e seguir adiante, permanecer em movimento. O veado é símbolo de um animal frágil, alvo de caça, e, quando abatido, tem a sua cabeça pregada na parede como um troféu. O cenário é um bosque de árvores secas que remete a um labirinto. Ao fundo, o mar. Tudo o que se vê é do terreno do dramático, um contraponto à expressão tranquila da protagonista. Frida era dona de diversos animais de estimação, que substituíam dos filhos que não pôde ter. Dentre eles havia um veado, que ela apelidou de “Granizo”.
Quem aprecia música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade para experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.
O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM todos os sábados, às 14h, e nas segundas-feiras, às 22h.
Serviço
A grande orquestra do mundo e os maestros da pintura
Sábado, 12 de julho de 2025, às 14h00
Segunda-feira, 14 de julho de 2025, às 22h00
Apresentação: Chico Carvalho.
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Apoio de Produção: Thomas Aguiar.
Cultura FM
103,3 MHz
App: Cultura Play
www.cultura.fm.com.br
REDES SOCIAIS