Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pintura: Tarsila do Amaral
Pintura: Tarsila do Amaral O Mamoeiro

Ouça o episódio completo:


Quando Macunaíma nasce ele já vem ao mundo velho. Ou melhor, sábio..., mas também criança imatura, porque todo sábio mantém a ingenuidade infantil. Na verdade, Macunaíma na sua decrepitude preguiçosa – Ai que preguiça! - não se encaixa – e por isso mesmo é aquele que tem os olhos mais preparados para compreender o que se passa. Ágil e escorregadio, ele é feito pela metade – um ser incompleto, um projeto inacabado - e também inteiro na rebeldia. Macunaíma pertence e não pertence, é náufrago e exímio navegador pelas águas mansas da tradição – remando sempre no sentido contrário ao consenso. Ele é e não é, está no intervalo, no vão da máscara – um ator que não decorou o seu papel, e sobe ao palco mesmo assim, para ver no que dá. Aplausos! Macunaíma é a imagem de um artista moderno, a imagem de um país que quer dizer a que veio através da reinvenção. Debochado na sua seriedade e sério em seu deboche, Macunaíma é a cara do Brasil dos modernistas... Um antropófago que come tudo e a todos nós, digerindo, deglutindo e ruminando para fazer brotar alguma coisa nova, não catalogada pelas gôndolas dos mercados. Macunaíma é a vida em curso.

Abaporu, do dicionário tupi-guarani, “O homem que come”. Aquela figura monstruosa de pés enormes plantados no chão brasileiro ao lado de um cacto – cacto? – aquele Macunaíma despido e atrapalhado nas proporções – cabecinha pequena, pés e mãos gigantescos era a própria imagem do homem nativo, selvagem, antropófago... E ele veio ao mundo pelas graças de Tarsila do Amaral.

Quem aprecia música clássica deverá encontrar uma preciosa oportunidade para experimentar a intersecção entre artes compostas por linguagens diversas. Ainda que restritas às suas respectivas ferramentas poéticas: cores, timbres e palavras podem convergir para erguer um entendimento comum sobre a natureza humana. É nesta simbiose entre dramaturgia, música e pintura que o programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura pretende mergulhar.

O programa A Grande Orquestra do Mundo & Os Maestros da Pintura vai ao ar na Cultura FM todos os sábados, às 14h, e nas segundas-feiras, às 22h.


Serviço
A grande orquestra do mundo e os maestros da pintura
Sábado, 19 de julho de 2025, às 14h00
Segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 22h00
Apresentação: Chico Carvalho.
Gravação e montagem: Marcelo Nascimento.
Apoio de Produção: Thomas Aguiar.

Cultura FM
103,3 MHz
App: Cultura Play
www.cultura.fm.com.br