Ouça o programa completo:
Filho do blues, é inegável que as origens do rock são negras. Em sua terra natal, os Estados Unidos, a política de segregação racial sempre foi um impedimento para a popularização do rock, até que os empresários da música encontrassem um cantor branco capaz de cantar e dançar à maneira que faziam Chucky Berry, Sister Rosetta Tharpe e tantos outros, esse era Elvis Presley que apareceu e logo ganhou o título de “rei do rock”.
No Brasil não foi muito diferente, os protagonistas negros foram sendo deixados de lado pela indústria fonográfica, que dava preferência aos cantores brancos, e assim foi com Baby Santiago, conhecido como o “Chuck Berry brasileiro”. Pioneiro, foi compositor de grandes sucessos do rock da década de 50 e 60, como “Adivinhão”, “Rock do Saci”, “Estou Louco”, “Boogie do Guarda”. Ele também foi um dos primeiros a misturar rock com ritmos locais, como na interessante e inovadora “Xaxado Rock” e chegou a interpretar suas próprias composições, mas sempre encontrou dificuldades para se lançar como cantor.
Nos anos 70 e 80, os jovens pretos de periferia encontraram no punk uma forma de expressar as agruras da vida e temos como exemplos o “Cólera”, liderados pelo vocalista Redson, e o “Inocentes”, do nosso apresentador Clemente Nascimento.
O programa ainda conta com o rap/rock dos cariocas do “Planet Hemp” e dos paulistanos do “Pavilhão 9”, o punk reggae do “Devotos”, o crossover poderoso do “Black Pantera” e uma releitura pesada de “Canto de Ossanha”, clássico de Baden Powell e Vinicius de Moraes executado pela Ki’Mbanda.
Caixa Acústica – O som que vem da garagem
Roteiro e apresentação: Clemente Nascimento
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Fernanda Luna
REDES SOCIAIS