Caixa Acústica - O som que vem da garagem

Bandas de um só disco

Um bom álbum é capaz de marcar gerações


14/04/2024 20h00

Ouça o programa completo:


 Se os álbuns marcam as etapas da trajetória de uma banda, podemos dizer que algumas tiveram uma aparição relâmpago, mas que, apesar da brevidade, deixaram sua marca e influência para as gerações posteriores.
Com este mote, Bruno Ascari abre o programa com um fenômeno meteórico dos anos 90, os “Mamonas Assassinas” que com suas paródias e letras cômicas vendeu 3,5 milhões de cópias de seu único disco lançado em 1995.
A “Patife Band”, projeto de Paulo Barnabé, fez uma mistura de diversas vertentes da música, indo da dodecafonia ao popular, do erudito ao rock, além de inspirações no pós-punk típico dos anos 80. Uma banda de sonoridade única!
Entre as raridades, estão “Bicho da Seda”, banda de hard rock e rock progressivo dos anos 70; “Cheiro de Vida”, rock progressivo com pitadas de jazz e até música indiana; “Tigres de Bengala” que contava com Ritchie e Cláudio Zoli em sua formação e um som com pegada mais pop. E para fechar com dois exemplos mais recentes, a “Quarto Ácido”, um trio de rock psicodélico e stoner que teve seu disco “Paisagens e Delírios” lançado em 2017 e, finalmente, a “Trem Fantasma”, grupo que mistura rock psicodélico e space rock, que lançou seu álbum “Lapso” em 2016 com produção de Beto Bruno, da banda Cachorro Grande, e foi muito elogiado pela crítica.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai da primeira-dama Janja da Silva morre aos 83 anos, em Curitiba

Amigo diz à polícia que motorista de Porsche bebeu antes de acidente

Chefe do clima da ONU diz que a humanidade tem dois anos para “salvar o planeta”

Roda viva recebe o líder indígena Yanomami Davi Kopenawa na próxima segunda-feira (15)

PM Ambiental resgata mais de 500 animais silvestres em situação precária em Itapevi