Edgard Scandurra, um guitarrista de estilo único e um letrista inspirado
Fundador do “Ira!” Fala dos clássicos da banda e de sua carreira solo
14/07/2024 20h00
Ouça o programa completo:
Como ele mesmo gosta de dizer, é um operário do rock! A história dele se confunde com a história da música brasileira dos últimos 40 anos, através do rock, da música eletrônica e do underground.
Eleito pela revista Rolling Stone um dos 100 artistas mais importantes da história da música brasileira, transita com total desenvoltura em todos os palcos sejam alternativos ou principais, como um operário do rock, a serviço de seu instrumento e de sua arte.
Fundador, guitarrista e compositor do “Ira! ”, uma das bandas mais emblemáticas do rock nacional, consagrado por seu estilo único em riffs e solos de guitarras, é uma unanimidade entre público, crítica e artistas das mais diversas cenas musicais do Brasil. Foi eleito dezenas de vezes “o melhor guitarrista do Brasil”, até se tornar hors concours. Autodidata e canhoto que não inverte as cordas para tocar, começou bem criança, com 5 anos, e nunca mais parou.
Soma um registro musical potente. Contribuiu para a cena musical brasileira com mais de 90 álbuns gravados, sendo oito discos solo ou em parceria e 53 como integrante de outros projetos e bandas.
A história de Edgard Scandurra se confunde com a do próprio “Ira! ”. No programa ele conta como as letras de “Núcleo base”, “Envelheço na cidade”, Flores em você” e “O Girassol” surgiram de experiências pessoais e acontecimentos em sua vida. Aliás, Scandurra está escrevendo uma autobiografia e vai lançar um songbook (onde vai ter a árdua tarefa de escolher entre suas mais de 200 composições).
REDES SOCIAIS