A mezzo-soprano checa Magdalena Kozená, que além de excepcional cantora é mulher do maestro inglês Simon Rattle, está com 48 anos e no auge de sua carreira. Acaba de lançar pelo selo Pentatone um álbum típico dos tempos agridoces que vivemos, intitulado “Nostalgia”. Ao lado do também excepcional pianista israelense Yefim Bronfman, ela interpreta três ciclos de canções diferenciados entre si, unidos pelos três subtítulos: as canções de aldeia de Bartók, as canções infantis de Mussorgsky e um suculento buquê de 14 lieder de Brahms.
Um itinerário imaginado para que você, ouvinte, se delicie com as rústicas, ariscas canções de aldeia, do húngaro Bela Bartók; encante-se com o modo genial como o russo Mussorgsky recria o inocente e lúdico universo infantil; assim, quando você começar a ouvir as canções já bem mais conhecidas de Brahms, já terá sido seduzido por Bartók e Mussorgsky.
Sem dúvida, um modo muito inteligente de potencializar e ampliar o espectro histórico da escuta de canções para voz e piano. Este é o CD desta semana na Cultura FM.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS