A deputada federal Erika Hilton (PSOL - SP) protocolou oficialmente na Câmara a proposta de emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de acabar com a jornada de trabalho 6x1, ou seja, seis dias de trabalho para um de descanso.
O texto visa reduzir a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em quatro dias por semana.
A PEC foi apresentada oficialmente à Casa três meses após o início da movimentação que tinha a intenção de reunir assinaturas de apoio à proposta.
Leia também: Universitário é baleado após ser confundido com ladrão por policial da reserva
No total, 209 deputados manifestaram apoio ao texto, 38 acima do mínimo necessário para a matéria entrar em discussão oficialmente.
Erika Hilton transformou em PEC uma mobilização do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que ganhou força nas redes sociais e somou 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado que pedia à Câmara dos Deputados a revisão da escala.
Em comunicado, no mês de novembro do ano passado, o Ministério do Trabalho manifestou que estava acompanhando de perto o debate da diminuição da jornada de trabalho, dizendo que ela era "plenamente possível e saudável". No entanto, a pasta defendeu que a questão fosse tratada em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.
Leia também: Governo Federal libera crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões para o Plano Safra 2024/2025
REDES SOCIAIS