Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Paul Wranitzky

O compositor checo Paul Wranitzky nasceu em 1756, mesmo ano de Mozart. Radicou-se em Viena, onde morreu em 1808, um ano antes de Haydn. Foi muito influente desde os anos 1770 até a primeira década do século 19. Tinha gosto pela autopromoção, além de muito talento como compositor. É mais um dos músicos que ficaram soterrados pela genialidade da tríade Haydn-Mozart-Beethoven entre as décadas finais do século 18 e a primeira do século 19, segundo a musicóloga Nancy November, em livro bastante recente dedicado à música deste período na capital do Império Austro-Húngaro.

Wranitzky estudou canto, órgão, violino e viola ainda em seu país natal. Chegou a Viena em 1776. Na década seguinte tornou-se, a partir de 1783, diretor musical da corte do conde Johann Baptist Esterhazy, primo distante do Esterhazy patrão de Haydn por mais de 30 anos. Dois anos depois foi nomeado diretor da recém-formada orquestra do Teatro Kärntnertor. Foi o início de uma carreira pública vistosa. Dizia ter tido aulas com Haydn e era amigo de Mozart e também de Beethoven, Compôs ópera. Mas claramente Paul tinha algo raro naquele momento histórico: uma orquestra à sua disposição para fazer executar suas sinfonias, que compôs sem precisar atender aos caprichos de um nobre. Ele costumava reger do violino.

O CD desta semana traz a excelente Akademie für Alte Musik Berlin, Academia de Música Antiga de Berlim, que toca em instrumentos de época, interpretando sinfonias deste compositor praticamente desconhecido, que vai surpreender os ouvintes da Cultura FM.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.