Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Toni Peñarroya
Toni Peñarroya Jordi Savall

Ele completou 80 anos em 1º. de agosto de 2021, mas parece possuir uma energia infinita. O gambista catalão Jordí Savall continua a ser um dos músicos essenciais do nosso tempo. Ele 1974, ele já fundara, ao lado da incrível soprano Montserrat Figueras, sua mulher, o Ensemble Hesperion XXI; em 1987 a Capella Reyal de Catalunya; e em 1989 Le Concert des Nations.

Portanto, ele já era um músico de projeção excepcional quando dublou, em 1991, o gambista Marin Marais no filme “Todas as manhãs do mundo”. O enorme sucesso do filme propiciou-lhe a oportunidade de criar sua própria gravadora em 1998, a Alia Vox. Nas últimas três décadas produziu e lançou verdadeiras obras de arte, com livros capa dura de várias centenas de páginas emoldurando gravações fundamentais como “Jerusalém”, “A Rota da Escravidão”, “Istambul”, entre outros.

Savall acaba de completar e lançar a sua integral das nove sinfonias de Beethoven. Para que mais uma gravação de Beethoven? Vocês podem se perguntar. Pois acreditem que Savall continua construindo interpretações necessárias. Explico: ele havia gravado as cinco primeiras sinfonias em 2019, que foram lançadas em 2020, portanto já em plena pandemia.

O segundo volume com as quatro restantes só sai agora porque foi gravada durante a pandemia. Mas não apenas com os músicos indo ao estúdio. Aos 35 músicos de Le Concert des Nations juntaram-se outros 20 jovens instrumentistas de toda a Europa. Isso já na pandemia. Eles realizaram muitas “academias”, ou seja, ensaios de naipes e de conjunto, para os músicos se conhecerem bem e amadurecerem a interpretação. A Pastoral e a Sétima foram gravadas em julho de 2020. Novas academias antecederam o registro da oitava em outubro de 2020. A Nona só foi gravada no segundo semestre de 2021. Todos usando máscaras e com distanciamento. Savall relata de vários casos de Covid-19 entre os músicos, que provocaram adiamentos.

Há detalhes como, por exemplo, a colocação dos microfones bem próximos às cordas, para registrá-las com maior intensidade.

Tudo isso faz destas interpretações algo para se compartilhar, saborear e se emocionar. Afinal, é nestas horas que a música de Beethoven parece atual, atualíssima.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.