Um dos grandes organistas do nosso tempo morreu há duas semanas. Ele gravou uma celebrada integral das obras para órgão de Johann Sebastian Bach, todos os concertos de Haendel com o English Concert e Trevor Pinnock e a obra para órgão de Olivier Messiaen. Gravou a Sinfonia com órgão de Saint-Saëns com a Filarmônica de Berlim e o concerto para órgão de Francis Poulenc com a Sinfônica de Boston. Nas últimas décadas destacou-se também como maestro. Empunhando a batuta, fez dezenas de gravações de música sacra.
Nascido em Bournemouth, foi como coralista no King’s College de Cambridge que ele estudou órgão com Hugh McLean e C.H. Trevor; retornou ao King’s College já como organista. Foi segundo organista da Abadia de Westminster entre 1962 e 67, e da Christ Church de Oxford entre 1970 e 1981, quando retornou a Westminster com organista e regente do coro, onde permaneceu até 1987. Nos últimos 35 anos desenvolveu uma carreira de organista internacional.
“Organ Spectatular”, CD desta semana, da Decca, é uma pequena amostra do talento deste músico notável. Quem gosta de música de órgão não pode deixar de ouvir suas gravações de obras de Bach e Messiaen. E encantar-se com suas leituras, ao lado de Pinnock, dos concertos de Haendel.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS