Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Simon Preston

Um dos grandes organistas do nosso tempo morreu há duas semanas. Ele gravou uma celebrada integral das obras para órgão de Johann Sebastian Bach, todos os concertos de Haendel com o English Concert e Trevor Pinnock e a obra para órgão de Olivier Messiaen. Gravou a Sinfonia com órgão de Saint-Saëns com a Filarmônica de Berlim e o concerto para órgão de Francis Poulenc com a Sinfônica de Boston. Nas últimas décadas destacou-se também como maestro. Empunhando a batuta, fez dezenas de gravações de música sacra.

Nascido em Bournemouth, foi como coralista no King’s College de Cambridge que ele estudou órgão com Hugh McLean e C.H. Trevor; retornou ao King’s College já como organista. Foi segundo organista da Abadia de Westminster entre 1962 e 67, e da Christ Church de Oxford entre 1970 e 1981, quando retornou a Westminster com organista e regente do coro, onde permaneceu até 1987. Nos últimos 35 anos desenvolveu uma carreira de organista internacional.

“Organ Spectatular”, CD desta semana, da Decca, é uma pequena amostra do talento deste músico notável. Quem gosta de música de órgão não pode deixar de ouvir suas gravações de obras de Bach e Messiaen. E encantar-se com suas leituras, ao lado de Pinnock, dos concertos de Haendel.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.