Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Vincent Beaume
Foto: Vincent Beaume Marie-Laure Garnier e Célia Oneto Bensaid

Ouça o álbum completo:


Que tal estabelecer um diálogo entre canções de dois compositores franceses do século 20, no caso Francis Poulenc e Olivier Messiaen, com negro spiritual? Pois é esta aventura atrevida que propõem a soprano Marie-Laure Garnier e a pianista Célia Oneto Bensaid no CD desta semana na Cultura FM.

A temática que os une é o sagrado, a esperança e as grandes provações vividas pelo homem. “Desde nossos primeiros ensaios em 2011”, escrevem elas no encarte do álbum do selo francês NoMadMusic, “a mélodie francesa está no núcleo do nosso trabalho em conjunto. De igual modo também os negro-spirituals foram por nós adotados como repertório com o qual queríamos caminhar – mesmo quando isso pode parecer ‘marginal’ para músicos clássicos”.

Um parêntese: na França o repertório de canções criadas por compositores franceses no período pós-romântico remete a um gênero nacional que buscava fazer frente ao então predominante universo do “lied” alemão.

Voltemos a este álbum que propõe com inteligência unir contrários aparentes, que, no entanto, acabam soando inesperadamente afins quando observados sob o ponto de vista poética, embora musicalmente de fato constituam linguagens mais distantes entre si.

Num belo gesto, elas escrevem que “estas canções de estilo totalmente híbridos, no entrecruzamento dos caminhos da humanidade, são como um espelho de nós – uma sociedade mestiça, rica em suas múltiplas culturas. A música, quando enfocada num sentido puramente estético, não constitui também uma ponte em que cada um pode se reencontrar e se compreender, qualquer que seja sua cultura?"

Um espírito que sem dúvida nos faz falta hoje, no mundo polarizado atual, obsessivamente em busca de confrontos. A parceria entre elas denota este espírito que acolhe as diferenças e as diversidades. Marie-Laure Garnier nasceu na Guiana Francesa em 1990. Chegou a Paris aos 14 anos para estudar flauta, mas a participação num coral a levou para o canto no Conservatório de Paris. Conquistou o Prêmio Victoires de la Musique de 2021.

A pianista Célia Oneto Bensaid nasceu em Paris 29 anos atrás. Estudou piano no Conservatório Nacional de Paris, onde conheceu Marie-Laure. Há onze anos elas mantêm o duo.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes daCultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.