Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Danylo Bobyk
Foto: Danylo Bobyk Collectif9

Ouça o álbum completo:


Faz sentido reduzir a obra de um compositor que teve como seu diferencial máximo a busca da junção e conversa de timbres diferentes? Que fez do prazer destes jogos sonoros o núcleo central da razão de ser de sua música?

Os nove músicos que compõem o ensemble canadense chamado Collectif9 respondem afirmativamente a estas duas perguntas. Para eles, faz sentido sim. No texto do encarte do recém-lançado álbum “Vagues et Ondes”, do selo Alpha, o CD desta semana na Cultura FM, eles começam concordando que o desafio é sobre-humano: “Seria possível fazer justiça com nove instrumentos de cordas a ‘La Mer’, de Debussy? Num estilo musical onde o timbre e a cor são primordiais, tentar interpretar esta obra emblemática parecia ultrajante; mas, pensando bem, gostamos de um desafio. Esta é certamente uma reinterpretação. O fato de estarmos em menor número do que o exigido pela partitura do compositor nos permite revelar uma rica interação rítmica já presente no trabalho, ao mesmo tempo em que lançamos novas luzes sobre o equilíbrio de vozes e harmonias”.

Se vocês se entregarem apenas à audição destes arranjos excelentes feitos por Thibaut Bertin-Maghit em performances de ótimo nível, sem pensar em que medida eles traem os desígnios de Claude Debussy, tenho certeza que ficarão encantados com a musicalidade deste grupo. Em tempo: eles tomaram liberdades ainda maiores em seu primeiro álbum, de 2019, reinventando Mahler. Mas esta é outra história.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.