Contraponto

Clássicos do Samba no Contraponto

Essa semana mais uma seleção musical repleta do melhor da música brasileira, montada por João Marcello Bôscoli


26/11/2025 18h00

Ouça o programa completo:


Nesta edição do Contraponto, João Marcello Bôscoli revisita clássicos do samba e da música brasileira.

O programa começa com Elza Soares em “Se Acaso Você Chegasse”, de Felisberto Martins e Lupicínio Rodrigues, e segue com Ciro Monteiro em “Deixa”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Martinho da Vila traz “Casa de Bamba”, composição do próprio artista, e Paulinho da Viola apresenta “Coração Leviano”, também de sua autoria. Em seguida, Os Originais do Samba apresentam “Cadê Tereza”, de Jorge Ben Jor, e Clara Nunes interpreta “O Mar Serenou”, de Candeia. Ainda, Nara Leão interpreta “Diz Que Fui Por Aí”, de Hortênsio Rocha e Zé Keti.

Na sequência, Os Incríveis surgem com “Vendedor de Bananas”, de Jorge Ben, seguidos por duas faixas do próprio Jorge Ben Jor: “Por Causa de Você, Menina” e “Uala Ualalá”, ambas de sua autoria. Elis Regina aparece com “João Valentão”, de Dorival Caymmi, e “Resolução”, de Edu Lobo e Luiz Freire.

Mais adiante, um grande time de artistas — de Dona Ivone Lara, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Criolo, Martinho da Vila, entre muitos outros — interpreta “Sonho Meu”, de Delcio Carvalho e Yvonne Lara da Costa.

O repertório se encerra com Joyce Moreno em “A História do Samba”, de G. Figueiredo, Jackson do Pandeiro em “A Ordem é Samba”, de Jackson do Pandeiro e Severino Araújo, o encontro de Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Stan Getz em “Só Danço Samba”, de Jobim e Vinícius de Moraes, e Zé Keti com “A Voz do Morro”, composição do próprio artista.


Contraponto, com apresentação de João Marcello Bôscoli, vai ao ar às quartas-feiras, às 17h, com reprise aos sábados, às 11h. Sintonize em 77,9 FM ou 1200 AM em São Paulo, acesse culturabrasil.com.br ou ouça pelo aplicativo Cultura Play.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Repórter Eco deste domingo (22) destaca importância do Tratado Global dos Oceanos

Agrocultura deste domingo (22) destaca a Coopavel, evento que abre a temporada de feira agrícolas no Brasil

Matéria de Capa deste domingo (22) aborda comportamentos curiosos dos animais

Ernesto Paglia estreia no Roda Viva com a cientista Tatiana Sampaio como entrevistada

Jornal da Cultura discute sobre Meio Ambiente em série de reportagens especiais nesta sexta (20)