Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Wanda Landowska

Ouça o Programa Completo:


“A mulher na música teve um papel fundamental, como em qualquer outro campo na verdade, e por causa das numerosas limitações impostas por uma sociedade extremamente machista, só mais recentemente está sendo reconhecida da maneira justa que merece. Existe hoje um movimento global para mostrar como não somente na interpretação, mas também no ato criativo, a mulher foi capaz de verdadeiras obras primas. Figuras como Clara Schumann, em sua época conhecida somente como uma pianista, ou como Florence Price, ou Amy Beach, ou Grazyna Bacewicz… enfim essas figuras estão sendo finalmente reconhecidas pelo seu imenso valor como compositoras”, assim Baldini introduz o tema do programa, que partiu da sugestão de um ouvinte, e traz nomes como Rosalyn Tureck que inspirou Glenn Gould com sua interpretação com pouco uso dos pedais do piano para se aproximar da expressão do cravo. Também temos Wanda Landowska que no início do século XX realizou gravações ao cravo, despertando novamente o interesse do público pelo instrumento.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.