Contrastes

O trágico e sombrio Trio de Shostakovitch

Programa apresenta o Op. 67, escrito durante a Segunda Guerra


20/02/2022 13h00

Ouça o Programa Completo:


Escrito em plena Segunda Guerra, o Trio para piano, violino e violoncelo n. 2, Op. 67, de Shostakovitch, foi dedicado à memória do polímata russo Ivan Sollertinsky, amigo do compositor, morto em fevereiro de 1944. A peça em 4 movimentos teve sua estreia em Leningrado em novembro daquele ano.
“É uma obra cheia das atmosferas sombrias e trágicas, e por incrível que possa parecer, justamente por esse seu lado pessimista e dramático, foi banida pelas autoridades soviéticas após a estreia, permanecendo não publicada até a morte do seu criador”, introduz Baldini. “Contudo, sua potência e seu impacto dramático, uma vez que terminaram os obstáculos políticos, construíram um grande futuro para essa composição, que é hoje uma das mais importantes do repertorio para trio”, esclarece.
Nesta audição, uma gravação histórica com o compositor ao piano, David Oistrakh, ao violino, e Milos Sadlo, ao violoncelo. Em contraponto, a versão de Martha Argerich, Renaud Capuçon e Edgar Moreau.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família