Contrastes

O canto do Uirapuru por Villa-Lobos

Poema sinfônico é um marco na linguagem orquestral do compositor


03/04/2022 13h00

Ouça o Programa Completo:


Neste Contrastes um passeio pelas cenas que Villa-Lobos criou em sua música. Baldini introduz o programa explicando que “a partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais - os índios -, com uma impressionante riqueza de detalhes. O argumento que serviu de base para a composição desse poema sinfônico é de autoria do próprio autor e conta a história de um pássaro (o uirapuru, que na mitologia indígena é considerado o ‘deus do amor’) que se transforma em um belo índio, disputado pelas índias que o encontram. Um índio ciumento, não suportando aquela adoração, flecha-o mortalmente. Ao retornar à sua condição de pássaro torna-se invisível e dele se ouve apenas o canto que desaparece no silêncio da floresta”.
As gravações escolhidas são da Orquestra da Rádio e Televisão da Espanha, sob regência de Carlos Kalmar e da Orquestra Nacional da Hungria, regida por Zoltan Kocsis.
E há ainda um extra: a faixa Uirapuru composta e tocada por Fábio Caramuru em que o piano dialoga com o canto do pássaro.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família