Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Felix Broede
Felix Broede Jerusalem Quartet

Ouça o Programa Completo:


Dmitri Shostakovich já era um compositor experiente quando começou a escrever seus quartetos. O Quarteto n°3, tema deste programa, foi escrito em 1946, logo após a conclusão de sua nona sinfonia. Inicialmente, os movimentos receberam títulos descritivos, narrando cenas de guerra, são eles: Calma inconsciente do futuro cataclismo, Rumores de inquietação e antecipação, Desencadeamento das forças de guerra, Em memória dos mortos, A eterna pergunta: porque? E para que? Posteriormente, Shostakovich desistiu destes títulos, adotando os termos mais tradicionais da música erudita, mas as cenas dramáticas retratadas em sua música permaneceram.
No programa, as interpretações dos Quartetos Borodin e Jerusalém.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.